Notícia
Investidores aumentam procura por activos refúgio
Analistas referem que após as explosões em Bruxelas, o mercado aumentou a procura por activos vistos como mais seguros.
Os investidores estão a refugiar-se em activos vistos como mais seguros, após as explosões desta manhã em Bruxelas. O ouro e o iene valorizam e as taxas das obrigações alemãs e dos EUA baixam, numa sessão em que as bolsas europeias negoceiam em queda, afectadas pelo desempenho dos sectores da aviação e da hotelaria.
"A reacção inicial dos mercados financeiros foi de dirigir fluxos de capital para o ouro e para uma maior procura por obrigações governamentais alemãs e pelo iene", referiu Brenda Kelly, analista da London Capital Group, citada pela Reuters.
O ouro interrompe uma sequência de três sessões de quedas. Sobe esta terça-feira 0,89% para 1.254,80 dólares. "A incerteza e o medo estão a motivar os fluxos para activos-refúgio", observou Robin Bhar, analista do Société Générale. A maior procura por obrigações alemãs e norte-americanas reflecte-se na descida das taxas desses títulos. A "yield" das obrigações germânicas a dez anos desce de 0,23% para 0,221% e a taxa das obrigações dos EUA a dez anos baixa de 1,916% para 1,897%.
"É certamente uma fuga para a qualidade. Foram as notícias desta manhã que influenciaram o tom de aversão ao risco", comentou Richard McGuire, estratego do Rabobank, à Bloomberg.