Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia associa subida dos juros da dívida a comportamento criminoso

Atenas vai iniciar uma investigação, depois dos juros da dívida terem disparado para novos máximos e da bolsa ter descido mais de 3%. Em causa poderá estar um e-mail "de um banco de investimento internacional" que dá como certa a reestruturação da dívida grega este fim-de-semana.

20 de Abril de 2011 às 21:00
  • 11
  • ...
"O Ministério das Finanças pediu ao Ministério Público de Atenas para investigar uma possível conduta criminal associada aos movimentos de hoje na bolsa de Atenas e nos preços das obrigações", pode ler-se num comunicado emitido pelo Ministério das Finanças grego.

Em causa está a subida de 129,4 pontos base, ou seja, mais de um ponto percentual, dos juros das obrigações a dois anos para 22,019%, tendo chegado a tocar nos 22,156% durante a tarde. No prazo a cinco anos, a "yield" das obrigações gregas avançou mais de 30 pontos base para 16,54% e a 10 anos o aumento foi de 27,1 pontos base para 14,751%. Já a bolsa de Atenas deslizou mais de 3%. "O Ministério enviou ao Ministério Público um e-mail de operadores de um banco de investimento internacional que refere uma alegada reestruturação da dívida grega este fim-de-semana."

GLOSSÁRIO

Incumprimento
Define o momento em que uma entidade deixa de ter liquidez para pagar os juros do dinheiro que pediu emprestado, ou para devolver o capital ao credor. Quando um Estado entra em bancarrota, tem de renegociar as condições do seu empréstimo, renegociação essa que pode levar a alterações no valor dos juros prometidos, na maturidade dos títulos ou no valor do capital. Em regra, os credores preferem negociar a ir para tribunal, uma vez que os soberanos estão juridicamente bem protegidos.

Reestruturação/renegociação de dívida
É um processo com consequências semelhantes aos descritos no ponto anterior, mas ocorre ainda antes de os Estados chegarem ao "fim da linha". Os governos tomam a iniciativa de se sentarem à mesa com os credores, antes de entrarem em incumprimento. A História mostra que esta antecipação costuma ser premiada pelos investidores.

"Tais rumores são vazios de qualquer substância e roçam o ridículo", garante o ministério das Finanças

As entidades gregas adiantam que "a divulgação de tais 'notícias' falsas podem criar problemas entre o público em geral" e, por isso, "o Ministério das Finanças vai usar todos os meios legais disponíveis, a fim de identificar e perseguir os responsáveis​​", adianta a mesma fonte.

A Grécia tem estado sob forte pressão, numa altura em que os rumores sobre uma possível reestruturação de dívida são cada vez mais fortes.

Lars Feld, conselheiro económico de Angela Merkel. "A Grécia não vai sair desta situação sem algum tipo de reestruturação da dívida", afirmou.

Antes dele o governador cipriota do Banco Central Europeu, Athanasios Orphanides, rejeitou a necessidade de Atenas reestruturar a sua dívida e alertou para o efeito contágio que essa medida teria. "Seria muito prejudicial para a Zona do Euro em geral, devido à possibilidade de contágio", salientou.

E de facto, o comportamento do mercado espelha este efeito dominó. Não foram apenas os juros da dívida grega que dispararam. Portugal e Irlanda voltaram a sentir subidas acentuadas nos juros da dívida, atingindo também máximos desde a entrada no Euro.
Ver comentários
Saber mais Grécia reestruturação de dívida juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio