Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo destina 25 mil milhões de euros para ajudar a financiar PME

O Executivo está a preparar um conjunto de medidas para promover o acesso das PME aos mercados de capitais. Franquelim Alves assegurou que, tendo em conta os apoios já concedidos, as iniciativas promovidas pelo Governo representam 25 mil milhões de euros.

02 de Julho de 2013 às 14:11
  • 8
  • ...

O governo tem em curso uma série de iniciativas para ajudar a reforçar os capitais próprios e permanentes das empresas, bem como o seu financiamento, que deverão atingir cerca de 25 mil milhões de euros, tendo em conta os apoios já executados, garantiu Franquelim Alves, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

 

“O apoio a linhas de crédito, fundos de capital de risco e fundos de capitalização deverá atingir cerca de 25 mil milhões de euros”, adiantou Franquelim Alves, no discurso de encerramento da apresentação do EnterNext, uma nova iniciativa lançada pela Euronext para promover o acesso das Pequenas e Médias Empresas (PME) aos mercados de capitais.

 

O secretário de Estado realçou que o governo está a preparar um conjunto de iniciativas para dinamizar a utilização do mercado de capitais por parte destas empresas, ajudando-as a reforçar os seus capitais próprios e a diminuir a elevada alavancagem.

 

Franquelim Alves considera que os fundos de capitalização e produtos híbridos convertíveis são soluções que devem ser exploradas. Em termos de fiscalidade, o responsável confirmou que o Executivo “tem consciência que este é um tema que tem que ter respostas e as terá num tempo curto”.

 

Relativamente às linhas PME Crescimento, que dão acesso a financiamento de médio e longo prazo, Franquelim Alves adiantou que estas linhas já tiveram uma utilização de cerca de 10 mil milhões de euros.

 

Num momento em que as privatizações fazem parte da ordem de trabalhos do Executivo, no âmbito do plano de entendimento com a Troika, o secretário de Estado considerou que “a tranche de privatizações é o melhor caminho para atrair novos investidores”.

Ver comentários
Saber mais PME financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio