Notícia
Fundos imobiliários atingem os 9,32 mil milhões de euros em Janeiro
O valor dos activos sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu os 9,32 milhões de euros no primeiro mês do ano, montante que traduz um crescimento de 0,1% em relação a Dezembro. Os dados foram hoje divulgados pela Comissão do Mercado de Val
O valor dos activos sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu os 9,32 mil milhões de euros no primeiro mês do ano, montante que traduz um crescimento de 0,1% em relação a Dezembro. Os dados foram hoje divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Janeiro ficou ainda assinalado por um crescimento mensal de 9,6% do património gerido pelos fundos especiais de investimento imobiliários (FEII), que ultrapassou os 488 milhões de euros.
De acordo com as estatísticas, a capitalização média dos fundos de imobiliários caiu ligeiros 0,4% ao situar-se nos 61 milhões de euros, enquanto que a capitalização dos FEII aumentou 1%.
No mesmo mês foram constituídos dois novos fundos imobiliários fechados. O "White Raven Capital Partners" gerido pela Fund Box e o "Imopromoção – Portuguese Real State Development Fund" do Millennium BCP Gestão de Activos.
Os bens imóveis localizados em países da União Europeia foram o activo que no último ano mais peso ganhou nas carteiras deste tipo de fundos, ao superarem os 10 mil milhões de euros. Este valor corresponde a subida de 33% face ao mesmo mês de 2006 e de 0,5% em relação a Dezembro.
A ESAF, gestora do grupo Espírito Santo, manteve a liderança do mercado, com uma quota de 15,3%, à frente da Fundimo (12,8 %) e da BPN Imofundos (11,5%). Estas três sociedades geriam 39,6% do património imobiliário detido por fundos, o que representa um grau de concentração inferior em 0,2% ao verificado no mês de Dezembro.