Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos de investimento crescem 0,6%

O valor acumulado dos fundos de investimento mobiliário (FIM), que em Dezembro de 1999 ascendia a 24,087 mil milhões de euros (4,829 mil milhões de contos), reflectiu uma variação positiva de 142...

20 de Janeiro de 2000 às 18:18
  • ...
O valor acumulado dos fundos de investimento mobiliário (FIM), que em Dezembro de 1999 ascendia a 24,087 mil milhões de euros (4,829 mil milhões de contos), reflectiu uma variação positiva de 142 milhões de euros (28,47 milhões de contos) face a Setembro do mesmo ano, ou seja um crescimento de 0,6%. Em comparação ao mês de Dezembro do ano de 1998, registou-se uma apreciação de 0,5%.

Em termos de localização do investimento dos FIM verificou-se uma diminuição acentuada no mercado nacional. Quando em 1998 este valor ascendia a 58,3% do total, no final de 1999 apenas 40% dos investimento dos FIM foi aplicado em território nacional. Contudo, em relação à União Europeia (UE) o investimento cresceu de 39,9% para 55,3% em igual período. Neste sentido, a Bolsa de Londres foi responsável por 13,4% dos investimentos, enquanto o mercado de Frankfurt e de Nova Iorque ficavam pelos 5,8% e 3,9%, respectivamente.

Em termos de quotas de mercado por categorias de fundos, encontram-se na liderança os fundos de tesouraria com uma quota de 29,5%, seguidos dos fundos de obrigações com 28,2% do mercado. Os fundos poupança acções representam a menor fatia do mercado com apenas 2,1%.

Em comparação com o mês de Dezembro de 1998 nota-se uma «perda de terreno» de 2,8% em relação aos fundos de obrigações, enquanto que os fundos de tesouraria cresciam 4,9% e os fundos de poupança acções aumentavam em 0,5%.

A AF Investimento, entidade gestora do Grupo BCP/Atlântico, liderava em Dezembro de 1999 o mercado da gestão de fundos com 27,9% do mercado, ganhando 0,2% em relação ao período homólogo do ano anterior. De referir ainda a descida de 21,6% para 18,1% da Caixagest em igual período.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio