Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo do BES foi o mais afectado em Espanha

O Banco Espírito Santo (BES) tem o fundo de investimento mais lesado em Espanha pela fraude financeira cometida pelo norte-americano Bernard L. Madoff. O fundo "Espírito Santo Renta Dinámica" tem 6,18 milhões de euros do seu património aplicado no fundo de cobertura de risco "Fairfield Sigma", que investia nos produtos de Madoff.

  • ...
O Banco Espírito Santo (BES) tem o fundo de investimento mais lesado em Espanha pela fraude financeira cometida pelo norte-americano Bernard L. Madoff. O fundo "Espírito Santo Renta Dinámica" tem 6,18 milhões de euros do seu património aplicado no fundo de cobertura de risco "Fairfield Sigma", que investia nos produtos de Madoff, noticiou ontem o diário espanhol "Cinco Días".

De acordo com os dados da Bloomberg, relativos ao final de Setembro, aquele investimento correspondia a 5,37% do fundo.

O diário espanhol avança com uma lista de 25 fundos afectados, em que o "Espírito Santo Renta Dinámica" é, de longe, o mais exposto à fraude. O fundo do Grupo BES investia no Fairfield Sigma, um fundo que, por sua vez, aplicava a maior parte do seu património no "hedge fund" Fairfield Sentry. Era este fundo que aplicava até 95% do capital no veículo gerido pela Bernard Madoff Investment Securities, cuja estratégia assentava no investimento em acções do índice americano S&P100, com uma estrutura de cobertura assente em opções de compra e venda.

O fundo do BES não é comercializado em Portugal, pelo que os clientes nacionais não são afectados por esta perda potencial. Mas a instituição liderada por Ricardo Salgado admitiu ontem ter uma exposição indirecta, em Portugal, de 15 milhões de euros a produtos de investimento de Madoff. Os lesados são os clientes da área de gestão discricionária de carteiras de investidores institucionais.

logo_empresas
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio