Notícia
Fed volta a cortar programa de compra de activos e nota melhoria da economia
A Reserva Federal norte-americana considera que actividade económica da maior economia mundial tem vindo a recuperar, elo que voltou a reduzir o programa de compra de activos. Mas promete manter os juros perto de zero "durante um período de tempo considerável".
A Reserva Federal dos Estados Unidos da América (Fed) considera que a actividade económica norte-americana está a recuperar. "O crescimento da actividade económica recuperou nos últimos meses", revela a instituição em comunicado após ter realizado o encontro mensal que arrancou ontem, 17 de Junho, e que terminou esta quarta-feira.
"Os indicadores do mercado de trabalho em geral mostram mais melhorias", acrescenta a nota, citada pela Bloomberg.
Neste sentido, a Fed decidiu, tal como antecipava o mercado, reduzir em dez mil milhões de dólares – para 35 mil milhões – o ritmo mensal de compra de activos. De acordo com a agência norte-americana, a instituição liderada por Janet Yellen (na foto) e os vários representantes dos bancos centrais de cada estado norte-americano, estão a debater até quando a taxa de juro de referência vai manter-se próxima de zero.
O comité de política monetária da Fed reiterou ainda, esta quarta-feira, que provavelmente "vai reduzir a trajectória de compra de activos" e antecipa que as taxas de juro continuem baixas "durante um período de tempo considerável" após a conclusão do programa de compra de activos.
A inflação, afirma a instituição, "tem estado abaixo do objectivo de longo prazo do comité da Fed [que é de 2%], contudo, as expectativas de longo prazo para a inflação mantêm-se estáveis".
Além disso, e tal como era antecipado pelo mercado, a autoridade monetária norte-americana reviu em baixa as metas de crescimento para 2014. De acordo com o Financial Times, a Fed antecipa que a economia norte-americana avance 2,2% este ano, contra os 2,9% previstos em Março.