Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon contraria Europa com avanço da PT e máximo da Brisa

O PSI-20 seguia a valorizar, ao contrário das principais praças europeias, com os ganhos da PT e EDP a suportarem o índice. A operadora de telecomunicações já tocou no valor mais elevado de dois meses e poderá ir até aos 9 euros, após anunciar um dividend

14 de Setembro de 2004 às 12:32
  • ...

O PSI-20 seguia a valorizar, ao contrário das principais praças europeias, com os ganhos da PT e EDP a suportarem o índice. A operadora de telecomunicações já tocou no valor mais elevado de dois meses e poderá ir até aos 9 euros, após anunciar um dividendo de 0,35 euros. A Brisa já fixou um novo máximo histórico.

O PSI-20 [psi20] subia 0,16% para os 7.367,45 pontos, com oito empresas a subir, oito inalteradas e quatro em queda. As praças europeias, por sua vez, recuavam pressionadas pelo aumento dos preços do petróleo e pela queda de empresas como a Vivendi Universal, a ASML e a Swiss Re.

A Portugal Telecom (PT) [PT] anunciou que a Comissão Executiva da empresa propôs um dividendo de 0,35 euros por acção e um novo «share buyback» de 3%. Este dividendo, que representa um aumento de 60% face aos 0,22 euros pagos este ano, ficou em linha com as previsões dos analistas. As acções da operadora de telecomunicações subiam 1,49% para os 8,88 euros, depois de terem tocado nos 8,89 euros, valor mais elevado de dois meses.

«Diria que o máximo atingido hoje é a primeira resistência. Se passar este valor, poderá ir aos 9,00 euros, mas até lá ainda é capaz de encontrar mais resistências.", afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) Francisco Guarmon, da Probolsa.

A PT Multimédia [PTM], por sua vez, propôs um dividendo de 0,4 euros, face aos 0,08 euros pagos este ano. As acções da empresa seguem a cair 2,70% para os 18,00 euros. «Esperava-se um dividendo maior, acabou por ser mais baixo, e as acções estão a reflectir isso», disse a mesma fonte.

A Brisa [BRISA] avançava 0,79% para os 6,38 euros, depois de ter tocado num máximo histórico nos 6,39 euros. Transaccionaram-se cerca de 400 mil títulos da empresa.

A Sonae SGPS [SON] mantinha-se inalterada nos 0,90 euros. Ontem, os títulos da empresa chegaram a subir mais de 5%. A Sonae Indústria [SONA] perde 1,54% para os 3,84 euros, enquanto a Sonaecom [SNC] se mantém inalterada nos 3,32 euros.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] avançava 0,43% para os 2,35 euros, com 2,2 milhões de acções transaccionadas. Os analistas do BPI consideram que o eventual exercício de direitos de preferência da eléctrica na Turbogás, para uma futura troca com um «player» em Espanha – possibilidade avançada ontem pela "Reuters" – será positiva para a empresa.

No sector da banca, o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] seguia estável nos 1,80 euros, enquanto o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] recuava 0,66% para os 13,60 euros. Os títulos do Banco BPI [BPIN] mantinham-se nos 3,02 euros.

A Cimpor [CIMP] recuava 0,72% para 4,15 euros. A empresa anunciou ontem uma queda de 3,8% nos lucros semestrais, que se situaram nos 86,8 milhões de euros. Segundo a cimenteira, os lucros terão sido penalizados pela evolução dos resultados extraordinários.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio