Notícia
Euronext contraria subidas da Europa em dia de alterações no PSI
A Euronext Lisbon seguia a depreciar, ao contrário das bolsas europeias que ganhavam valor depois da Fed ter revisto em alta a taxa de juro de referência para os 1,25%, aliviando aqueles que chegavam a antever uma subida de 50 pontos base. Em Lisboa, o ín
A Euronext Lisbon seguia a depreciar, ao contrário das bolsas europeias que ganhavam valor depois da Fed ter revisto em alta a taxa de juro de referência para os 1,25%, aliviando aqueles que chegavam a antever uma subida de 50 pontos base. Em Lisboa, EDP e Banco BPI impulsionavam e a Brisa impedia maiores ganhos, com o índice a depreciar 0,04%.
O índice PSI-20 [psi20] marcava 7.384,19 pontos, com oito acções a subir, oito a descer e quatro inalteradas.
Hoje ingressam no principal índice da Euronext Lisbon a Media Capital e a Teixeira Duarte, substituindo a Novabase e a SAG. As empresas recém-chegadas ao PSI-20 seguiam com evoluções antagónicas, com a Media Capital [mcp] a crescer 1,16% para os 4,35 euros e a Teixeira Duarte [txde] a desvalorizar 2,50% para os 1,17 euros.
A empresa de Paes do Amaral elevou o número de acções do Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisbon para 54, no último dia de Março ao preço de 4,35 euros por acção, precisamente a cotação actual.
A construtora da família Teixeira Duarte é uma das mais activas nas mudanças do índice, já que tem entrado e saído nas últimas três revisões.
A Sonae [son] acabou por desistir de exigir uma indemnização ao Estado pelos prejuízos causados pelo despacho governamental que impediu o grupo liderado por Belmiro de Azevedo de reforçar a sua posição na Portucel [ptcl] para além dos 10%.
Isto aconteceu depois dos tribunais terem dado razão aos grupos que contestaram as decisões tomadas pelo Governo no âmbito das suas extintas funções de acompanhamento das estruturas accionistas de empresas em privatização, previstas, no entretanto revogado, decreto-lei 380/93, mas até agora o Estado português não teve que desembolsar qualquer indemnização.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] marcava 8,85 euros, a cair 0,23%. A operadora nacional tinha negociado 524 mil acções até ao momento. A subsidiária da PT para o sector das tecnologias, a PT Multimédia [ptm], contrariava os passos da empresa mãe e apreciava 0,28% para 18,05 euros.
A Electricidade de Portugal (EDP) [edp] seguia nos 2,31 euros, a descer 0,43%. Este era o título mais negociado na bolsa nacional com 1,9 milhões de acções a trocarem de carteira.
O segundo título mais movimentado no mercado nacional era a ParaRede [para] que, no entanto, mantinha-se inalterada face ao fecho de ontem.
No sector da banca, o Banco Comercial Português (BCP) [bcp] marcava 1,92 euros, inalterado. Dos restantes bancos nacionais que integram o PSI-20, o Banco BPI [bpin] marcava 3,01 euros, a perder 0,33% e o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] fixava-se nos 13,60 euros, a somar 0,22% e com uma liquidez de 40 mil acções.
A Brisa [brisa] era das empresas que mais influenciava a evolução negativa do PSI-20, ao cair 1,01% para 4,02 euros.