Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro sobe com rumores de intervenção do BCE

O euro ganhava 0,25% face ao dólar, impulsionado por rumores que apontam para uma intervenção do Banco Central Europeu (BCE) com o objectivo de suportar o valor da moeda única.

30 de Maio de 2001 às 17:47
  • ...
O euro ganhava 0,25% face ao dólar, impulsionado por rumores que apontam para uma intervenção do Banco Central Europeu (BCE) com o objectivo de suportar o valor da moeda única.

A divisa europeia cotava nos 0,8577 dólares e valorizava 0,33% face à moeda nipónica, transaccionando nos 103,23 ienes.

O euro beneficiava ~com «rumores de uma intervenção por parte do BCE, que têm suportado a moeda ao longo dos últimos dias», afirmou Leonardo Silva, analista do Banco Finantia.

Desde o início do corrente ano, o euro já perdeu cerca de 9% do seu valor face à moeda norte-americana.

Segundo a mesma fonte, a valorização da moeda única poderia também estar relacionada «com a anulação da aquisição da Lucent pela Alcatel», uma vez que a mesma implicaria uma «forte compra de euros».

A francesa Alcatel, fabricante de equipamentos para telecomunicações, anunciou hoje que desistiu da aquisição da sua congénere norte-americana Lucent, num negócio que poderia ascender aos 23,5 mil milhões de dólares (27,47 mil milhões de euros ou 5,5 mil milhões de contos).

O crescimento da massa monetária da Zona Euro, ou M3, acelerou em Abril para os 5,2%, depois de situar-se nos 5,1% no mês anterior, afastando-se do objectivo de 4,5% delineado pelo BCE.

Esta evolução «foi contrária às expectativas do mercado (...) e veio diminuir as possibilidades do BCE voltar a baixar as taxas de juro nos próximos tempos», segundo o analista do Banco Finantia.

O M3 funciona como um indicador avançado relativamente à inflação da Zona Euro, com os dados divulgados hoje a apontarem para um aumento das pressões inflacionistas. Em Abril, a inflação da zona da moeda única avançou para os 2,9%, acima da meta de 2% do BCE.

No dia 10 de Maio, o a autoridade monetária europeia baixou a sua taxa directora, ou REFI, em 25 pontos base para os 4,5%, na tentativa de impulsionar o crescimento da economia europeia.

Quando o preço do dinheiro desce, os particulares e empresas podem recorrer a financiamentos a um custo mais baixo, o que costuma impulsionar o consumo e o investimento. No entanto, esta medida pode levar também ao aumento das pressões inflacionistas, devido ao crescimento da procura.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio