Notícia
Grupo Arrow quer comprar ferries, marina, golfe e hotéis de Tróia à família Azevedo
Desde o passado mês de junho que a SC Investments, empresa que nasceu da reestruturação do portefólio da Sonae Capital, está a tentar vender esta carteira de ativos ao Fundo Arrow.
A SC Investments e os fundos do grupo Arrow Global estão em negociações há quatro meses para a venda de ativos imobiliários e turísticos localizados na península de Tróia, avançou o Jornal Económico esta sexta-feira.
Entre estes ativos está a concessão da Marina de Tróia, o Tróia Golf, a concessão dos ferry boats do rio Sado e a gestão dos hotéis Aqualuz Tróia Mar & Rio e The Editory By The Sea, do Tróia Resort.
O Negócios sabe entretanto que o grupo Arrow está, de facto, interessado em adquirir estes ativos turísticos no distrito de Setúbal e que o processo de negociações está ainda a decorrer, sem que tenha sido alcançado qualquer acordo final. A SC Investments detém também a cadeia de ginásios Solinca.
Desde o passado mês de junho que esta empresa, que nasceu da reestruturação do portefólio da Sonae Capital, está a tentar vender esta carteira de ativos, que inclui também terrenos que estão divididos em Unidades Operativas de Planeamento e Gestão, definidas no Plano de Pormenor de Tróia.
Contactada pelo Negócios, fonte oficial da SC Investments não quis avançar mais detalhes e disse apenas que a empresa "não tem por política comentar rumores e especulações". Quanto ao grupo Arrow, optou também por não fazer comentários, perante o pedido de esclarecimentos enviado.
A SC Investments e a SC industrials são as duas empresas que acabaram por resultar do processo de cisão da Sonae Capital, levado a cabo pela Sonae SGPS entre 2007 e 2008. Nessa altura a empresa que até então estava encarregue dos negócios do turismo no grupo Sonae alterou a sua denominação para SC, SGPS e manteve como maior accionista a Efanor, detida pela família Azevedo, que é também a maior acionista do grupo Sonae.
Ou seja, embora os ativos turísticos de Tróia na mira do fundo Arrow já não estejam na esfera empresarial do grupo Sonae, os mesmos ainda pertencem à família Azevedo, através da participação da Efanor na SC Investments.
A atividade do grupo arrow Global em Portugal começou na primeira década dos anos 2000, com a aquisição de algumas carteiras de crédito, tendo adquirido, a partir de 2015 e até à atualidade empresas como a Norfin, Whitestar, Details, Restart Capital e Hefesto STC. Atualmente conta com mais de 2.000 colaboradores em Portugal.