Notícia
Euro sobe com perspectivas de contenção da inflação nos EUA
O euro seguia a valorizar em relação ao dólar depois de Ben Bernake, responsável da Reserva Federal norte-americana, ter referido que o crescimento da inflação será controlado em 2005. Este facto faz refrear a especulação em torno de uma possível subida d
O euro seguia a valorizar em relação ao dólar depois de Ben Bernake, responsável da Reserva Federal norte-americana, ter referido que o crescimento da inflação será controlado em 2005. Este facto faz refrear a especulação em torno de uma possível subida da taxa de juro nos EUA, acreditam os analistas.
O euro [eur] apreciava cerca de 0,28% para os 1,1999 dólares.
Bernake afirmou ontem que uma aproximação gradual a uma possível subida da taxa de juro seria suficiente para afastar a ameaça de subida da inflação, de acordo com a Bloomberg.
O aumento da inflação tem sido preocupação constante dos responsáveis pela política económica e monetária dos EUA, uma vez que o crescimento económico que se tem verificado no país poderá levar a uma subida no índice de preços no consumidor. A subida da inflação implicaria, em princípio, um aumento na taxa de juro. Esta tendência é agora contrariada por Ben Bernake, que assegura um controlo da inflação em 2005.
Segundo Bernake, a inflação «manter-se-á na zona de estabilidade de preços» durante este ano e no decorrer do próximo.