Notícia
Euro recua face ao dólar depois de quatro sessões de ganhos
O euro seguia a perder 0,22% relativamente ao dólar, com a moeda norte-americana a corrigir parte das quedas sofridas esta semana, com os investidores a apostarem numa recuperação mais acentuada nos EUA que na Zona Euro.
A moeda única [EUR] cotava nos 0,8892 dólares e registava uma valorização de 0,12% relativamente à divisa nipónica, ao negociar nos 116 ienes.
Apesar da descida de hoje, o euro registava uma valorização acumulada de 1,14% face ao dólar no conjunto das últimas cinco sessões.
Esta semana, o presidente da Reserva Federal (FED), Alan Greenspan, deixou a entender que aquela instituição pretende aguardar mais algum tempo antes de iniciar um ciclo de subida das taxas de juros nos EUA.
A autoridade monetária norte-americana pretende obter novos sinais que confirmem a solidez da retoma da maior economia mundial, numa altura em que a inflação nos EUA tem fornecido indícios de permanecer controlada.
Os preços nos consumidores norte-americanos aumentaram 0,3% em Março, abaixo das estimativas de um incremento na ordem dos 0,5%. No entanto, os analistas receiam que a inflação possa acelerar nos próximos meses, caso a FED opte por deixar inalterados os juros.
Não obstante estes receios, a generalidade dos economistas continua a acreditar que a recuperação da economia nos EUA terá lugar mais cedo que na Zona Euro, o que estava a suportar o dólar na sessão de hoje.
A taxa de juro de referência da FED situa-se actualmente nos 1,75%, depois dos cortes de 475 pontos base efectuados em 2001. No mesmo período, o Banco Central Europeu (BCE) desceu a sua taxa directora em 150 pontos base, para os 3,25%.