Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua com revisão em alta do PIB nos EUA

O euro descia 0,79% face ao dólar, depois do produto interno bruto (PIB) norte-americano ter aumentado 0,3% no segundo trimestre do ano, números acima dos esperados pelos analistas.

28 de Setembro de 2001 às 16:32
  • ...
O euro descia 0,79% face ao dólar, depois do produto interno bruto (PIB) norte-americano ter aumentado 0,3% no segundo trimestre do ano, números acima dos esperados pelos analistas.

A moeda única cotava nos 0,9110 dólares e resvalava 1,27% relativamente à divisa nipónica, ao valer 108,54 ienes.

A economia dos Estados Unidos (EUA) cresceu 0,3% entre Abril e Junho deste ano, registando um aumento superior aos 0,2% anteriormente estimados, segundo os dados definitivos hoje divulgados pelo Governo norte-americano.

Esta evolução surpreendeu os analistas, que aguardavam uma revisão em baixa deste indicador, para os 0,1%, depois do PIB norte-americano ter avançado 1,3% no primeiro trimestre deste ano.

Apesar dos números definitivos terem sido melhores que o esperado, a maior economia mundial cresceu ao ritmo mais baixo desde 1993, com os economistas a anteverem uma contracção nos dois últimos trimestres deste ano, depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro.

Caso se confirmem estas expectativas, a Reserva Federal (FED) norte-americana deverá baixar a sua taxa directora nos próximos tempos, na tentativa de combater o abrandamento da economia dos EUA e de evitar uma possível recessão.

Desde o início do ano, o FED já decretou oito cortes nos juros, num total de 350 pontos base, colocando o preço do dinheiro nos EUA nos actuais 3%, mas estas descidas não foram suficientes para levar à retoma da economia norte-americana.

Na Zona Euro, o Banco Central Europeu (BCE) efectuou apenas duas reduções na sua taxa directora, de 25 e 50 pontos base, respectivamente, levando-a a fixar-se nos 3,75%.

Os analistas acreditam que, mediante os recentes sinais de abrandamento económico na zona da moeda única, o BCE ver-se-á forçado a baixar novamente os juros, em pelo menos 25 pontos base, até ao final do mês de Outubro.

A descida dos juros costuma estimular o crescimento económico, através da redução dos encargos associados à contracção de financiamentos, o que permite aos particulares e empresas aumentarem os seus níveis de consumo e investimento.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio