Notícia
Aperto do Governo a apoios para compra de elétricos aplica-se já este ano
O Governo publicou esta quinta-feira o aviso relativo aos apoios para a aquisição de veículos de emissões nulas aplicável este ano. Os critérios que tinham sido anunciados a 4 de outubro afinal vão ser aplicados retroativamente já para os incentivos a conceder em 2024.
Os particulares que adquiriram este ano um automóvel elétrico ficaram esta quinta-feira, 17 de outubro, a conhecer os critérios para a atribuição dos incentivos concedidos pelo Estado através do Fundo Ambiental. Face aos apoios de 2023 há grandes mudanças.
De acordo com o aviso publicado hoje em Diário da República, o número de incentivos para a compra de ligeiros de passageiros por particulares é de 1.050 em vez dos 1.300 do ano passado havendo, no entanto, 450 incentivos disponíveis para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O valor do apoio é de quatro mil euros, idêntico ao de 2023, mas para beneficiar deste incentivo é necessário entregar para abate uma viatura a combustão interna com pelo menos 10 anos. Os veículos terão de ter sido entregues para abate desde 1 de janeiro de 2022. Além disso o limite de preço do veículo elétrico a adquirir baixa dos 62.500 euros para 38.500 euros.
A dotação do Fundo Ambiental para os incentivos à introdução de veículos de emissões nulas é de 10 milhões de euros aos quais se somam 1,5 milhões de euros para a aquisição de veículos de mercadorias de zero emissões, nomeadamente ligeiros de mercadorias elétricos e bicicletas elétricas de carga.
Neste caso o valor do incentivo é de seis mil euros, igual ao de 2023, mantendo-se o máximo de dois apoios por candidato mas aumentando o número de incentivos de 150 para 200.