Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua arrastado por sinais de recessão na Alemanha

O euro perdia 0,41% face ao dólar, prejudicado pelo facto do instituto de conjuntura germânico IFO ter considerado hoje que a Alemanha, a maior economia da Zona Euro, encontra-se actualmente em recessão.

19 de Dezembro de 2001 às 17:56
  • ...
O euro perdia 0,41% face ao dólar, prejudicado pelo facto do instituto de conjuntura germânico IFO ter considerado hoje que a Alemanha, a maior economia da Zona Euro, encontra-se actualmente em recessão.

A divisa europeia [EUR] negociava nos 0,9001 dólares e registava uma desvalorização de 0,17% relativamente à moeda nipónica, transaccionando nos 115,35 ienes.

O IFO defendeu hoje que a economia alemã está actualmente em recessão e que não vai encetar uma recuperação antes do segundo trimestre de 2002.

Segundo as estimativas daquele instituto, o produto interno bruto (PIB) da Alemanha deverá crescer 0,5% este ano, com este valor a aumentar para 0,6% em 2002. As anteriores previsões do IFO apontavam para uma progressão do PIB de 0,7% em 2001 e 1,3% no próximo ano.

Tendo em conta o estado da economia germânica, que representa cerca de um terço do PIB da Zona Euro, o IFO defendeu que o Banco Central Europeu (BCE) deverá voltar a baixar as taxas de juro, na tentativa de estimular o crescimento económico.

Desde o início deste ano, o BCE cortou a sua taxa directora em 150 pontos base para os actuais 3,25%. O presidente da instituição, Wim Duisenberg, defendeu ontem que o actual nível do preço do dinheiro é «muito baixo», sugerindo que a autoridade monetária europeia não tenciona efectuar novas reduções dos juros no curto prazo.

A cotação do euro na sessão de hoje era também prejudicada pelo reforço das expectativas de recuperação da economia norte-americana, depois do «Leading Economic Indicators», um índice que reúne vários indicadores económicos dos Estados Unidos (EUA), ter avançado 0,5% em Novembro.

No terceiro trimestre deste ano, a economia dos EUA recuou 1,1%, com os analistas a aguardarem uma nova contracção nos últimos três meses deste ano.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio