Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro ganha com sinais de degradação económica nos EUA

O euro valorizava 0,35% face ao dólar, depois de hoje terem sido divulgados indicadores que apontaram para degradação da economia norte-americana, aumentando os receios de que os EUA estão prestes a entrar em recessão.

16 de Novembro de 2001 às 16:38
  • ...
O euro valorizava 0,35% face ao dólar, depois de hoje terem sido divulgados indicadores que apontaram para degradação da economia norte-americana, aumentando os receios de que os Estados Unidos (EUA) estão prestes a entrar em recessão.

A divisa europeia transaccionava nos 0,8848 dólares, recuperando parte das perdas registadas nas últimas sessões, e avançava0,72% relativamente à moeda nipónica, ao cotar nos 108,67 ienes.

A produção industrial dos EUA caiu 1,1% em Outubro, face ao mês anterior, com este indicador a apresentar a maior descida mensal dos últimos 11 anos, segundo dados da Reserva Federal (FED) norte-americana.

A produção recuou pelo 13º mês consecutivo em Outubro, com o período de queda continuada deste indicador a ser o mais longo desde 1932, quando a economia enfrentava uma recessão após o «crash» da Bolsa de Nova Iorque.

O índice de preços no consumidor (IPC) nos EUA diminuiu 0,3% entre Setembro e Outubro, apresentando a segunda quebra em quatro meses, o que não acontecia desde 1986.

Segundo os analistas, estes indicadores evidenciam o enfraquecimento da maior economia mundial, uma vez que apontam para a queda do consumo, que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) norte-americano.

Estes dados divulgados vieram reforçar as expectativas de que a economia norte-americana irá entrar em recessão, com a maioria dos analistas a prever que o PIB vai descer entre Outubro e Dezembro pelo segundo trimestre consecutivo.

Desde o início do ano, a Reserva Federal (FED) baixou a sua taxa directora por dez vezes, num total de 450 pontos base para os 2%, o nível mais baixo desde 1961, na tentativa de evitar uma recessão na maior economia mundial.

Na Zona Euro, as diminuições da taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE) ascenderam até ao momento aos 150 pontos base desde Janeiro, para os 3,25%.

A descida dos juros permite aos particulares e empresas aumentarem os seus níveis de consumo e investimento, uma vez que se reduzem os encargos afectos à contracção de financiamentos.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio