Notícia
Wall Street encerra no verde. Início da temporada de resultados da banca dá ímpeto
Os três principais índices registaram ganhos na última sessão da semana. A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, atingiu um máximo histórico de 11 biliões de dólares sob gestão e fechou a sessão a ganhar 3,63%.
Numa semana marcada pela divulgação de importantes dados económicos, Wall Street encerrou a sessão desta sexta-feira a registar avanços. A impulsionar os principais índices esteve o início da temporada de resultados do setor financeiro, com o JPMorgan, Wells Fargo, BlackRock e outros a apresentarem resultados trimestrais.
O S&P 500 avançou 0,61% para os 5.815,03 pontos, enquanto o Nasdaq Composite somou 0,33% para 18.342,92 pontos. O Dow Jones ganhou 0,97% para 42.863,86 pontos.
Em destaque esta sexta-feira estiveram dados do índice dos preços no produtor (IPP). Este índice manteve-se inalterado em setembro, quando a expectativa do mercado apontava para uma variação mensal positiva de 0,1%, de acordo com dados compilados pela Reuters.
No entanto, a subida do IPP "core", que exclui as categorias voláteis da alimentação e energia, acabou por se manter firme nos 2,8% em termos homólogos, quando as previsões apontavam para uma desaceleração até aos 2,7%.
Os investidores, preocupados com o facto de o início das reduções das taxas de juro pela Reserva Federal (Fed) norte-americana poder minar os lucros do setor financeiro, viram as suas preocupações dissiparem-se.
O JPMorgan valorizou no fecho da sessão 4,44%, apesar de ter registado um recuo de 2% nos lucros, em termos homólogos. O banco viu a sua margem financeira fixar-se nos 23,53 mil milhões de dólares, acima das expectativas dos analistas. Já o lucro do Wells Fargo caiu 7% em termos homólogos. Ainda assim, o gigante norte-americano espera que essa queda seja menos acentuada no último trimestre e registou uma valorização de 5,61% no fecho da última sessão semanal.
Entre os principais movimentos de mercado, a BlackRock, maior gestora de fundos do mundo, atingiu um máximo histórico de 11 biliões de dólares em ativos sob gestão. Após a apresentação de resultados, as ações da empresa atingiram um novo máximo intradiário na abertura de Wall Street ao terem subido 4,26% para 996,29 dólares, ultrapassando assim o anterior pico atingido em novembro de 2021. O banco de investimento fechou a última sessão da semana a ganhar 3,63%.
Entre as "big tech", a Amazon avançou 1,16%, a Meta somou 1,05%, a Alphabet ganhou 0,82% e a Microsoft valorizou 0,12%. Por outro lado, a Apple cedeu 0,65%, enquanto a Nvidia se manteve praticamente inalterada, com perdas de 0,0074%.