Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro ganha após redução dos juros nos EUA e Zona Euro

O euro avançava 0,43% face ao dólar, no dia em que a Reserva Federal (FED) norte-americana e o BCE baixaram as suas taxas directoras em 50 pontos base, na tentativa de atenuar os efeitos dos atentados terroristas contra os Estados Unidos (EUA).

17 de Setembro de 2001 às 19:00
  • ...
O euro avançava 0,43% face ao dólar, no dia em que a Reserva Federal (FED) norte-americana e o Banco Central Europeu (BCE) baixaram as suas taxas directoras em 50 pontos base, na tentativa de atenuar os efeitos dos atentados terroristas contra os Estados Unidos (EUA).

A moeda única negociava nos 0,9244 dólares e valorizava 0,31% relativamente à divisa nipónica, para cotar nos 108,40 ienes.

O FED baixou hoje a sua taxa directora em 50 pontos base para os 3%, realizando o oitavo corte desde o início do corrente ano, num total de 350 pontos base.

A autoridade monetária norte-americana admitiu, depois de divulgar a sua decisão, que o nível actual do preço do dinheiro nos EUA poderá estar acima dos níveis considerados ideais, mas que esta medida se tornou necessária para suster a confiança dos consumidores norte-americanos, depois dos atentados terroristas da passada terça-feira.

Após o corte de juros realizado pelo FED, o BCE baixou também a sua taxa directora em 50 pontos base, colocando a sua taxa de referência nos 3,75% e alargando as reduções totais efectuadas desde Janeiro para os 100 pontos base.

Os receios de abrandamento económico levaram também outros bancos centrais mundiais a reverem em baixa o preço do dinheiro, com as autoridades monetárias do Canadá e da Suíça a cortarem os juros nos mesmos 50 pontos base no dia de hoje.

A descida dos juros costuma estimular o investimento e o consumo, através da redução dos encargos afectos à contracção de financiamentos por parte de particulares e empresas.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio