Notícia
Euro em alta ligeira à espera de reunião do BCE
Autoridade monetária deverá manter taxa de juro inalterada em 0,5%. Moeda europeia, depois das descidas das últimas sessões, está hoje acima de 1,35 dólares.
A moeda única europeia está, esta quinta-feira, a registar um ganho ligeiro face ao dólar, num dia marcado pelas expectativas em torno da decisão do Banco Central Europeu quanto à taxa de juro de referência para a Zona Euro. O euro avança 0,06% para 1,3521 dólares.
Esta quinta-feira realiza-se a reunião mensal da autoridade monetária europeia, seguida da habitual conferência de imprensa de Mario Draghi, mas não se esperam novidades relevantes. Apesar dos mais recentes dados da inflação darem margem para um eventual corte nos juros, o consenso geral aponta para a manutenção da taxa de referência em 0,5%, já que a economia europeia não estará frágil o suficiente para justificar um corte já este mês.
67 dos 70 economistas consultados pela Bloomberg acreditam que o BCE não fará nenhuma alteração esta quinta-feira, e que esperará pelas previsões referentes ao crescimento económico e inflação, publicadas em Dezembro, para tomar uma decisão.
Contudo, as atenções estarão viradas para o discurso de Mario Draghi, uma vez que o presidente do BCE poderá sinalizar uma redução de 25 pontos-base já no próximo mês de Dezembro para 0,25%, o que representa um novo mínimo histórico.