Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro desce com vendas a retalho nos EUA acima do esperado

O euro descia 0,32% face ao dólar, depois das vendas a retalho nos Estados Unidos (EUA) terem apresentado um comportamento melhor que o esperado em Dezembro, gerando optimismo sobre uma possível recuperação económica.

15 de Janeiro de 2002 às 16:35
  • ...
O euro descia 0,32% face ao dólar, depois das vendas a retalho nos Estados Unidos (EUA) terem apresentado um comportamento melhor que o esperado em Dezembro, gerando optimismo sobre uma possível recuperação económica.

A moeda única [EUR] negociava nos 0,8909 dólares e registava uma desvalorização de 0,97% relativamente à divisa japonesa, ao transaccionar nos 116,86 ienes.

As vendas a retalho nos Estados Unidos desceram 0,1% em Dezembro, face ao mês anterior, com esta quebra a ser inferior à diminuição de 1,3% prevista pela generalidade dos analistas.

Estes dados sugerem que o consumo tem vindo a estabilizar na maior economia mundial, pelo que poderá estar para breve uma recuperação deste indicador, que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) norte-americano.

A Reserva Federal (FED) norte-americana cortou a sua taxa directora num total de 475 pontos base para os 1,75% no ano passado, colocando o preço do dinheiro nos EUA no valor mais baixo desde 1961, na tentativa de sustentar a confiança dos consumidores.

Na Zona Euro, a inflação da Alemanha, a maior economia entre os países que partilham a moeda única, terminou 2001 nos 1,7%, mantendo o nível registado em Novembro e dando mais espaço ao Banco Central Europeu (BCE) para voltar a baixar os juros.

A maioria dos analistas acredita que o BCE vai baixar a sua taxa de juro de referência, que actualmente se situa nos 3,25%, nos primeiros meses deste ano, depois da inflação da Zona Euro ter abrandado para os 2% em Dezembro, atingindo os níveis pretendidos pela autoridade monetária.

O presidente do BCE, Wim Duisenberg, manifestou-se hoje confiante numa recuperação da economia europeia em 2002, afirmando que a Zona Euro deverá voltar a apresentar taxas de crescimento próximas do seu potencial de longo prazo até final deste ano.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio