Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai com receios de que ajuda à Grécia seja adiada

O euro mantém a queda de manhã, face ao dólar, pressionado pelas preocupações em relação às ajudas à Grécia, num dia em que a Alemanha exigiu medidas mais duras por parte do país para conter o défice orçamental nos próximos anos.

26 de Abril de 2010 às 17:11
  • ...
O euro mantém a queda de manhã, face ao dólar, pressionado pelas preocupações em relação às ajudas à Grécia, num dia em que a Alemanha exigiu medidas mais “duras” por parte do país para conter o défice orçamental nos próximos anos.

A moeda única desvaloriza face ao dólar 0,50% para 1,3317 dólares, depois da chanceler alemã, Angela Merkel, ter dito que a Grécia precisa satisfazer as pré-condições para a concessão do empréstimo ao país, de modo a que a Alemanha aprove o plano de ajudas.

A Grécia tem que mostrar que as suas contas orçamentais estão a evoluir de uma forma “sustentável” e um acordo global por parte da Alemanha “pode demorar mais alguns dias".

Merkel insiste que a Alemanha só dará “luz verde” à ajuda, depois do Governo grego chegar a acordo para a tomada de medidas “duras” para conter o défice orçamental nos próximos anos.

Esta manhã o euro já estava a ser condicionado por declarações do ministro das Finanças alemão Wolfgang Schaeuble que disse, ontem, ao semanário alemão “Bild-am-Sonntag” que as ajudas do país ainda podem ser rejeitadas. “Nem a União Europeia nem o governo tomaram ainda uma decisão”, disse Wolfgang citado pela Bloomberg. “Nestas circunstâncias, a decisão pode revelar-se positiva ou negativa”, acrescentou

De acordo com o professor de Harvard, Henneth Rogoff, citado pela Bloomberg, a Grécia não vai ser o único país da União Europeia a pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Países como a Irlanda, Espanha e Portugal podem vir a precisar de serem financiados.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio