Notícia
Eles controlam a economia. Quem são os mais influentes?
São líderes nas suas áreas de actuação. Da política à economia pura e dura. As escolhas da Bloomberg contam este ano com um reforço da presença asiática. Metade são mesmo estreias na lista. Mas não no mundo dos negócios.
A escolha é da agência Bloomberg no seu "ranking" anual. No ‘Bloomberg Markets Most Influential’ são 50 os nomes dos que conseguiram moldar as economias (e o mundo) com as suas ideias.
O primeiro lugar do pódio cabe a Janet Yellen, a líder da Reserva Federal dos Estados Unidos da América. Yellen não tem uma tarefa fácil à sua frente, qualquer que seja o cenário. É assim que começa o perfil desta americana na lista da Bloomberg.
Dos Estados Unidos parte-se para a China, mais concretamente para o seu presidente. Xi Jinping controla a segunda maior economia do mundo e está no segundo lugar deste "ranking". Não tivesse tido ele de lidar com uma forte turbulência no mercado chinês durante o último Verão.
O pódio fecha com o líder de uma tecnológica. A maior do mundo: a Apple. É a Tim Cook que cabe as rédeas deste projecto, que viu já a sua capacidade de mercado duplicar. A cada novo lançamento, a Apple bate recordes. Daí que a presença de Cook nesta posição não seja de estranhar.
Há depois outros nomes bem conhecidos do mundo financeiro e económico ao longo dos 50 lugares desta lista. O empresário Warren Buffett, o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel, a líder do banco Santander Ana Botín, a directora do FMI Christine Lagarde ou mesmo o Papa Francisco são exemplos.
Quem são os 10 mais influentes?
1- Janet Yellen (Reserva Federal Norte-Americana)
2- Xi Jiping (China)
3- Tim Cook (Apple)
4- Larry Fink (BlackRock)
5- Warren Buffett (Berkshire Hathaway)
6- Barack Obama (Estados Unidos da América)
7- Carl Icahn (Icahn Enterprises)
8- Lloyd Blankfein (Goldman Sachs)
9- Angela Merkel (Alemanha)
10- Reid Hoffman (LinkedIn)