Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Divisão dentro do BCE sobre futuro dos juros agrava-se

Após um ano em que concretizou nove subidas consecutivas das taxas de juro de referência na Zona Euro, num total de 425 pontos base, o BCE chegou a um impasse com as opiniões os decisores a indicarem caminhos diferentes.
Leonor Mateus Ferreira 14 de Setembro de 2023 às 08:42

Uma subida de juros na Zona Euro é sempre anunciada pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, mas é um conselho composto por seis membros da comissão executiva e 20 governadores que decide a estratégia. Nem todos votam em todos os encontros - fazem-no de forma rotativa, por grupos, com os maiores cinco países a terem direito a quatro votos e os restantes 15 a outros 11. Por exemplo, esta quinta-feira o português Mário Centeno irá fazê-lo.

Com um ciclo de aumentos que decorre já há um ano, as opiniões dos economistas dividem-se sobre se irá haver nova subida das três taxas de referência ou uma pausa. Os próximos decisores têm-se manifestado em sentidos contrários, o que faz antecipar um debate acesso entre "pombas" - mais favoráveis a estimular a economia - e "falcões" - mais inclinados a juros elevados.

Ver comentários
Saber mais BCE Comissão Europeia Zona Euro Banco Central Europeu Christine Lagarde
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio