Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crise nos emergentes não trava “boom” dos IPO na Indonésia

O mercado bolsista da Indonésia sofreu um revés no último ano: deixou de ser um dos índices com melhor desempenho no Sudeste Asiático e caiu para o último lugar da tabela. Contudo, não foi por isso que o número de ofertas públicas iniciais abrandou.

Reuters
28 de Setembro de 2018 às 11:32
  • ...

No espaço de um ano, o mercado accionista da Indonésia deixou de estar no "top" dos melhores desempenhos no Sudeste Asiático e caiu para o fim da tabela. Mas há algo que não mudou: o número de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) continua muito elevado, alcançando mesmo um máximo histórico este ano.

 

De acordo com a Bloomberg, as 35 empresas que estão cotadas na bolsa da Indonésia desde Janeiro geraram retornos médios de 80%. Além disso, o país está a caminho de registar um número recorde de IPO, de acordo com dados que remontam a 1989.

 

O bom desempenho do mercado dos IPO mantém-se apesar da recente crise nos emergentes, que atirou o índice bolsista de Jacarta para uma queda de 6,7% este ano.

 

São os investidores do retalho que estão a alimentar este "boom" dos IPO, sobretudo aqueles que investem nas chamadas "penny stocks" que têm muita margem para subir devido aos seus valores muito baixos, explica Jemmy Paul, CEO da PT Sucorinvest Asset Management, em Jacarta.

 

"Os investidores do retalho ainda estão optimistas", disse Jemmy Paul, citado pela Bloomberg. "Isto não vai durar para sempre. Mas os investidores pensam que conseguem duplicar o retorno se comprarem ao preço do IPO", refere.

 

A empresa que registou o melhor desempenho este ano foi a PT Transcoal Pacific, que vale agora 16 biliões de rupias depois de ter disparado quase 2.200% em três meses. Ou seja, desde que entrou em bolsa. As acções foram vendidas por 138 rupias cada, portanto menos de um cêntimo de dólar.

Ver comentários
Saber mais Indonésia Jacarta IPO Sudeste Asiático Bloomberg mercado e câmbios bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio