Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comparar créditos para ter maiores proveitos

No recurso ao crédito habitação, o consumidor médio ainda não faz a comparação de propostas de crédito de diferentes bancos.

29 de Fevereiro de 2012 às 00:01
  • ...
No recurso ao crédito habitação, o consumidor médio ainda não faz a comparação de propostas de crédito de diferentes bancos. Só através das várias simulações poderá optar por uma solução mais adequada e mais barata para a sua situação. A Deco aconselha todos os consumidores a solicitar simulações em diversos instituições financeiras, e a fazer uma ponderada comparação entre as propostas. Esta associação de consumidores alerta ainda para o que deve o comprador ter em conta: o valor do ‘spread’, taxa de juro fixa ou variável, o número de anos de amortização, os valores dos prémios de seguros e os custos de processamento. "O consumidor médio em Portugal não está devidamente informado no que toca a literacia financeira. Como tal, existe bastante dificuldade na interpretação dos principais elementos do crédito à habitação, como a diferença entre taxas de juro fixas e variáveis e a importância do valor do ‘spread’", salienta a jurista da Deco, Carolina Gouveia.

A urgência do cliente num investimento em habitação nem sempre está "calçada" com a necessária capacidade financeira. Esta é um dos desafios que as imobiliárias enfrentam, que começam contudo a encontrar soluções para poderem dar dimensão aos seus negócios. A Remax tem o "Soluções Anti-Crise". Desta campanha fazem parte a bolsa de permutas, a bolsa de arrendamentos e imóveis com 100% de financiamento e "spreads" abaixo do mercado. Na Era também há soluções de financiamento "a 100%" para imóveis provenientes da banca com "spreads" mais baixos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio