Notícia
CMVM está a "acompanhar situação" em torno da Zon e Sonaecom
Declarações de Miguel Almeida sobre o facto de fazer "sentido" uma fusão entre a Zon Multimédia e a Sonaecom fizeram disparar as acções das empresas na sessão desta sexta-feira.
![](http://www.jornaldenegocios.pt/images/2012_07/carlos_tavares_not_baixo.jpg)
“Estamos a acompanhar a situação”, disse ao Negócios fonte oficial da reguladora portuguesa do mercado de capitais presidida por Carlos Tavares (na foto), sem poder adiantar mais pormenores.
Para o CEO da Optimus, operadora móvel da Sonaecom, a fusão faz sentido numa altura em que há uma estabilidade accionista da Zon, com o reforço que a empresária Isabel dos Santos concretizou até atingir 28,8% da empresa presidida por Rodrigo Costa.
“É uma operação que gera valor para o mercado na medida em que cria um operador mais completo e com posição mais forte, gera valor para os accionistas”, disse Miguel Almeida, segundo a agência Reuters.
As suas declarações, sobre um tema já antigo e que tinha voltado a debate esta semana depois de o BPI Equity Research ter dito que “praticamente todas as peças” para que esta operação avance “estão encaixadas”, vieram animar as acções de ambas as empresas.
A Zon Multimédia, que avançava menos de 1% durante a manhã, começou a intensificar os ganhos e terminou com uma valorização superior a 9%, a mais expressiva desde Janeiro do ano passado. A Sonaecom fechou na cotação mais elevada desde Agosto de 2011, ao terminar nos 1,40 euros, a que chegou depois de uma valorização acima de 7%. Em ambos os casos, o volume de acções negociadas superou a média dos últimos seis meses.