Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM e PJ estreitam colaboração para combater crimes financeiros

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou hoje que estreitou a colaboração com a Polícia Judiciária, com o objectivo de combater a criminalidade financeira em Portugal.

27 de Janeiro de 2005 às 15:52
  • 1
  • ...

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou hoje que estreitou a colaboração com a Polícia Judiciária, com o objectivo de combater a criminalidade financeira em Portugal.

Num comunicado a reguladora do mercado de capitais português refere que o estreitamento de relações entre as duas entidades visa «reforçar o combate à criminalidade financeira».

A CMVM realizou, em colaboração com a Polícia Judiciária, as «Jornadas sobre Criminalidade Financeira e Mercado de Capitais», que contou com a presença de Fernando Teixeira dos Santos, presidente da CMVM, e de José Mouraz Lopes, director nacional adjunto da Polícia Judiciária, «que salientaram a importância deste tipo de iniciativas para a integridade do mercado de capitais português e para o combate à criminalidade financeira».

Segundo o mesmo documento, Teixeira dos Santos sublinhou o crescente empenho da CMVM na colaboração com as autoridades judiciárias com vista à detecção e sancionamento de práticas ilegais, tendo ainda realçado o número de investigações conduzidas com êxito nos últimos dois anos, que conduziram às primeiras condenações, em Portugal, por crimes de mercado.

José Mouraz Lopes afirmou que «é inequívoca a importância que a PJ dá às questões ligadas à criminalidade financeira e que o empenho da Direcção da PJ no combate a estes crimes é total».

Nas jornadas foram apontados como principais desafios colocados ao combate à criminalidade financeira e ao branqueamento de capitais a interligação e maximização dos mecanismos de investigação desenvolvidos no quadro das organizações internacionais em que tanto a CMVM como a PJ estão integradas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio