Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM solicita designação de novo administrador após saída de João Gião

A entidade reguladora do mercado de capitais solicitou ao Ministério das Finanças a designação de um novo administrador, em substituição de João Gião, que regressa ao Mecanismo Europeu de Estabilidade.

23 de Setembro de 2020 às 20:12
  • 1
  • ...

A presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias, "solicitou ontem ao ministro de Estado e das Finanças a abertura do procedimento para a designação de um membro do conselho de administração, na sequência da renúncia ao cargo, por motivos familiares, do vogal João Gião", refere o comunicado do regulador divulgado esta quarta-feira, 23 de setembro.

 

João Gião regressa ao Mecanismo Europeu de Estabilidade, acrescenta o documento.

 

"Agradeço o valioso contributo do João Gião para o processo de modernização e transformação da CMVM que está em curso, a favor de um regulador e supervisor do mercado de capitais guiado pelos melhores padrões internacionais e com uma atuação focada no risco e ao serviço dos investidores e de um mercado financeiro eficiente e transparente", diz Gabriela Figueiredo Dias no comunicado.

 

Segundo a presidente do conselho de administração do regulador do mercado de capitais em Portugal, "a CMVM e a ESMA beneficiaram de forma inestimável do seu contributo ao longo dos últimos anos, sobre o qual continuaremos a construir uma supervisão e regulação financeiras cada vez mais eficientes".

 

Já João Gião diz ter sido "uma honra" ter integrado o "board" presidido por Gabriela Figueiredo Dias.

 

"Os resultados já obtidos espelham fielmente o total compromisso e a dedicação da equipa que integrei à missão da CMVM na proteção dos investidores, na garantia da integridade do mercado e na promoção do seu desenvolvimento. Finalizo este meu ciclo com o sentimento de dever cumprido e ainda mais convicto do papel fundamental, ainda que, por si só, insuficiente, da CMVM na afirmação do mercado de capitais nacional como alternativa efetiva no financiamento da economia", salienta.

 

João Gião assumiu o cargo de vogal do conselho de administração da CMVM a 1 de janeiro de 2017, com responsabilidade pelas áreas jurídica, de investigação e de supervisão de emitentes e de mercados, tendo liderado desde março de 2017 o Comité de Convergência de Supervisão (Supervisory Convergence Standing Committee) da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), que tem como missão a promoção da convergência da supervisão na Europa.  

 

"A CMVM continuará o processo de modernização e reorganização que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, prosseguindo a sua missão de proteção dos investidores e de promoção da integridade, estabilidade e desenvolvimento do mercado", remata o comunicado.

 

Ver comentários
Saber mais Gabriela Figueiredo Dias CMVM João Gião Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ESMA bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio