Notícia
Caso Whatsapp: bancos e corretoras pagam 1,1 mil milhões em multas
Em causa está uma falha na monitorização do uso de aplicações não autorizadas, como o Whatsapp, por parte dos funcionários destas entidades. Oito bancos e cinco filiais acordaram pagar uma multa de 125 milhões de dólares cada. Já três corretoras pagaram, em conjunto, 110 milhões.
Os reguladores norte-americanos chegaram a acordo com 16 entidades financeiras num caso que consistiu numa falha na monitorização do uso de aplicações não autorizadas, como o Whatsapp, por parte dos funcionários destas entidades, anunciou esta terça-feira a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla inglesa). Esta falha é vista como uma ameaça à segurança dos processos financeiros por parte dos reguladores.
Apesar de inicialmente a Bloomberg ter avançado que o total das multas chegaria aos 2 mil milhões, as entidades acordaram pagar aos reguladores 1,11 mil milhões de dólares. Entre as entidades, estão gigantes como o Goldman Sachs ou o Citigroup, que terão de pagar uma multa de 125 milhões cada.
Além destes dois, outros oito bancos - o Barclays, o BofA, o Credit Suisse, o Deutsche Bank, o Morgan Stanley e o UBS - e cinco filiais acordaram pagar a mesma quantia.
Já as corretoras Jefferies e Nomura vão pagar uma multa de 50 milhões de dólares cada, enquanto a Cantor Fitzgerald terá de pagar 10 milhões de dólares.
As entidades financeiras são obrigadas a monitorizar as comunicações de forma meticulosa, de forma a salvaguardar informações relacionadas com o negócio. Contudo, este sistema tem visto cada vez mais desafios devido à crescente utilização de aplicações de mensagens e, sobretudo, com a implementação do teletrabalho devido à pandemia de covid-19.
Apesar de inicialmente a Bloomberg ter avançado que o total das multas chegaria aos 2 mil milhões, as entidades acordaram pagar aos reguladores 1,11 mil milhões de dólares. Entre as entidades, estão gigantes como o Goldman Sachs ou o Citigroup, que terão de pagar uma multa de 125 milhões cada.
Já as corretoras Jefferies e Nomura vão pagar uma multa de 50 milhões de dólares cada, enquanto a Cantor Fitzgerald terá de pagar 10 milhões de dólares.
As entidades financeiras são obrigadas a monitorizar as comunicações de forma meticulosa, de forma a salvaguardar informações relacionadas com o negócio. Contudo, este sistema tem visto cada vez mais desafios devido à crescente utilização de aplicações de mensagens e, sobretudo, com a implementação do teletrabalho devido à pandemia de covid-19.