Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional cai pressionada por PT

A Euronext Lisbon desvalorizava mais de 1%, devido à queda de mais de 2% da Portugal Telecom, num dia em que 15 dos títulos que compõem o principal índice nacional negociavam a perder. O PSI-20 recuava 1,26%, acompanhando a tendência das congéneres europe

27 de Abril de 2005 às 12:37
  • ...

A Euronext Lisbon desvalorizava mais de 1%, devido à queda de mais de 2% da Portugal Telecom, num dia em que 15 dos títulos que compõem o principal índice nacional negociavam a perder. O PSI-20 recuava 1,26%, acompanhando a tendência das congéneres europeias.

O PSI-20 [psi20] caía 1,26% para os 7.632,45 pontos, o valor mais baixo desde o início de Janeiro, e a 0,42% de anular os ganhos registados em 2005. O índice seguia com 15 acções a cair, duas a subir e três inalteradas.

As bolsas europeias registavam fortes quedas, num dia em que as petrolíferas e as tecnológicas pressionavam os índices, depois da Siemens ter registado uma queda dos lucros e da STMicroelectronics ter afirmado que, este ano, a procura de «chips» vai ficar aquém das estimativas.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] deslizava 2,47% para os 8,67 euros, chegando hoje a tocar nos 8,65 euros, o mínimo de Setembro de 2004, pressionada pela queda do sector europeu. No PSI-20, a operadora de telecomunicações foi ultrapassada pelo BCP que é agora o título com maior peso no índice.

A Brisa [brisa] descia 0,49% para os 6,15 euros. A concessionária de auto-estradas apresentou registou um resultado líquido de 40 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais 9% que no período homólogo de 2004.

«Os resultados da Brisa foram fracos mas já eram esperados pelo mercado», disse Rita González do Espírito Santo Investment ao Jornal de Negócios Online.

«O tráfego caiu 2,1% e nem o período da Páscoa conseguiu melhorar este número. Além disso, os custos cresceram mais que as receitas o que não é um indicador positivo», acrescentou a mesma fonte.

A empresa substituiu a Energias de Portugal na lista das cinco empresas cotadas com maior potencial de valorização para o Millennium bcp. Segundo o banco de investimento, as acções da concessionária, que recebe um preço-alvo de 7,80 euros, devem subir 27% até ao final do ano.

A Impresa [ipr], que também apresentou ontem os resultados após o fecho da sessão, valorizava 0,73% para os 5,51 euros, depois de ter atingido um máximo desde o início do mês ao cotar nos 5,57 euros.

O grupo de media apresentou os resultados do primeiro trimestre ontem, após o fecho de mercado. Os lucros da empresa liderada por Francisco Balsemão atingiram os 3,28 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que mais que duplica o registado no mesmo período do ano passado. Para este ano a companhia prevê uma subida entre 70 a 80% nos lucros.

A Jerónimo Martins anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro trimestre aumentaram 11,2%, em linha com as previsões, tendo a empresa beneficiado com o melhor desempenho do Pingo Doce e da Biedronka, sobretudo a unidade polaca, onde o EBITDA cresceu 44,2%. As acções da distribuidora [jmar] subiam 0,08% para os 12,07 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio