Notícia
"Black Friday": Cinco cuidados a ter nas compras online
Se quiser evitar as filas nas lojas e centros comerciais e preferir aproveitar os descontos da "Black Friday" na Internet, saiba quais os cuidados a ter.
Na próxima sexta-feira, assinala-se a "Black Friday". Nos últimos dias, várias foram as marcas que anunciaram descontos que, em alguns casos, se prolongam por todo o fim-de-semana. Estas promoções deverão levar muitos portugueses a antecipar as compras de Natal.
Se preferir evitar as "enchentes" que se esperam nas lojas e centros comerciais, comprar na Internet pode ser uma solução rápida e cómoda, mas saiba que deve ter alguns cuidados, nomeadamente com a segurança da informação que divulga.
1. Informe-se sobre a entidade à qual vai fazer a compra
Antes de efectuar uma compra online, deve ter a preocupação de se informar adequadamente sobre a entidade à qual vai fazer uma compra. Com a cada vez maior importância das redes sociais, muitos são os vendedores que optam por vender os seus produtos através de páginas nestes sites. É importante que faça uma pesquisa na Internet, nomeadamente em fóruns, ou questione algum dos seus amigos, para saber como foram as suas experiências ou mesmo para confirmar se outras pessoas não tiveram problemas. Além disso, é importante saber a quem se deve dirigir caso se verifique algum problema e seja obrigado a fazer uma reclamação. Por isso, deve também guardar os contactos da entidade a quem pretende comprar.
2. Não divulgue informação que não considere necessária
Com o maior número de transacções na Internet em datas assinaladas, é possível que também as actividades de "phishing" possam aumentar. Trata-se de uma actividade criminosa em que tentam obter os seus dados pessoais para que, entre outras coisas, possam fazer transacções por si. Por isso, deve também ter em conta as medidas de segurança do site onde pretende fazer compras. Ou seja, deve verificar se o vendedor teve a preocupação de garantir a privacidade dos seus dados. E, além disso, deve limitar ao máximo a informação que divulga, não devendo fornecer dados que não sejam estritamente necessários para a realização da operação. Se precisar, utilize palavras-passe seguras e que não sejam facilmente descodificadas. E evite utilizar computadores públicos.
3. Tenha atenção aos meios de pagamento
O meio de pagamento é outro dos aspectos que não deve descurar. Se possível, deve escolher a opção de pagamento à cobrança, o que lhe vai permitir confirmar se o bem que está a adquirir é exactamente aquilo que pretendia. Não podendo escolher esta forma de pagamento, opte por meios mais seguros. Pode por exemplo, pagar a sua transacção num ATM, através do MBNet. Nesta modalidade, os dados do seu cartão não terão que ser fornecidos ao vendedor. Além disso, quando efectuar o pagamento, deve ter em atenção se no preço final estão incluídas todas as despesas em que vai incorrer, nomeadamente de envio.
4. Guarde os comprovativos da operação
Deve também ter o cuidado de guardar todas as provas de que efectuou a operação, tendo em conta que o bem pode não chegar nas condições pretendidas, pode chegar atrasado ou pode nem sequer chegar. Por isso, deve guardar um comprovativo de que fez a compra e os e-mails ou mensagens que trocou com o vendedor e que pode apresentar caso ocorra algum problema. Deve assegurar que estabeleceu todas as condições que pretendia antes de realizar a transacção. Deve ainda ter a preocupação de questionar sobre a garantia do produto que vai comprar. Os consumidores contam um prazo de livre resolução de 14 dias. Este é o prazo durante o qual podem terminar o contrato se a compra electrónica não corresponder ao que pretendia.
5. Pesquise a oferta em vários sites
Tal como nas compras em lojas físicas, também nas transacções através da Internet deve ter a preocupação de fazer uma pesquisa exaustiva sobre o bem que pretende comprar. Deste modo, poderá assegurar que faz uma boa compra, podendo até conseguir poupar algum dinheiro, até porque, por vezes, as plataformas exigem encargos distintos.