Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bitcoin já vale quase tanto como uma onça de ouro

A moeda virtual continua a ganhar terreno. E muitos adeptos, incluindo em Portugal.

Bloomberg
29 de Novembro de 2013 às 17:41
  • 3
  • ...

O preço de uma bitcoin atingiu esta sexta-feira, 29 de Novembro, os 1.242 dólares, dois dias depois de ter superado pela primeira vez a fasquia dos 1.000 dólares. Vale assim quase tanto como o ouro, que está a negociar actualmente em torno dos 1.250 dólares por onça, sublinha a “CNN Money”.

 

Recorde-se que as bitcoins – que são transaccionadas em regime ‘non-stop’ no mercado Mt.Gox e noutras bolsas online - dispararam fortemente este ano (a 13 de Janeiro de 2013, uma bitcoin valia 13 dólares), dada a expectativa de que esta moeda digital acabe por se tornar numa moeda global legítima, refere a mesma publicação na sua edição online.

 

A procura destas moedas tem sido particularmente forte na China, onde o principal motor de busca, o Baidu, aceita já bitcoins no pagamento de determinados serviços, refere a “CNN Money”.

 

“As cripto-moedas ou moedas virtuais - há várias - são descentralizadas. Isto seria fundamental referir sempre que se aborda a questão, porque elas não dependem de nenhum governo ou banco. O seu princípio ideológico assenta no acesso de todos a uma moeda sem para isso precisarem de um banco”, comentou ao Negócios Pedro Cunha, um convicto “bitcoiner” em Portugal. Com efeito, as bitcoins não são geridas por uma autoridade central e existem apenas no ciberespaço.

 

Outro aspecto fundamental é que não é possível comparar esta moeda a uma acção, sublinha Pedro Cunha. Isto porque se pode comprar uma porção ínfima da moeda. “A BTC tem 8 casas decimais: 0,00000001 BTC é igual a 1 Satoshi. Assim, o preço que aparece nos mercados é o da última compra na proporção paga pela parte da moeda adquirida. Ou seja, se comprei 0,01 BTC e paguei 4,58 dólares, o valor que surge nos mercados é 458 dólares /BTC”, explica.

 

Os investidores inquiridos pela “CNN Money” dizem, no entanto, que uma vez que a bitcoin é altamente especulativa, não deve exceder 1% da carteira de investimento. “Muitos comparam a bitcoin a um bilhete de lotaria, pois tanto pode valer muito como pode nada valer”.

 

O programa que está por detrás da bitcoin foi criado de forma anónima e introduzido na Internet em 2010. A quantidade total de bitcoins está nos 21 milhões e actualmente estão em circulação 12 milhões, de acordo com a “blockchain.info”.

Ver comentários
Saber mais bitcoin ouro moeda virtual
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio