Notícia
BCP sobe mais de 1% e impulsiona bolsa nacional (act.)
A bolsa nacional encerrou a subir, contrariando a tendência das congéneres europeias. O PSI-20 somou 0,1% num dia em que o Banco Comercial Português valorizou mais de 1%, contrariando as descidas da EDP e do BPI.
A bolsa nacional encerrou a subir, contrariando a tendência das congéneres europeias. O PSI-20 somou 0,1% num dia em que o Banco Comercial Português valorizou mais de 1%, contrariando as descidas da EDP e do BPI.
O principal índice nacional [psi20] avançou para os 9.504,43 pontos, com 10 acções em queda, sete a subir e três inalteradas.
O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] subiu 1,34% para os 2,27 euros, num dia em que o Banco BPI [bpin] cedeu 0,51% para 5,87 euros.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] também contribuiu para os ganhos, ao somar 0,1% para os 9,56 euros, bem como a PT Multimédia [ptm] que avançou 0,56% para os 9,02 euros. O BPI afirma que a possível saída da PT de Angola é «negativo» para a operadora, já que a participação de 25% da Unitel tem um peso de 3% na avaliação da empresa.
O Jornal de Negócios noticiou ontem que os sócios angolanos que controlam com a Portugal Telecom a operadora de telecomunicações Unitel não querem que a empresa portuguesa reforce a sua participação para os 50%, como foi acordado, preferindo mesmo que a operadora portuguesa venda os 25% que detêm actualmente.
A Energias de Portugal (EDP) [edp], evitou maiores ganhos ao recuar 0,34% para os 2,97 euros, de ter sido divulgado que os consórcios liderados pela EDP e Galp concorrentes ao concurso do Governo para a atribuição de 1500 MW de energia eólica obtiveram as melhores pontuações nesta primeira fase de selecção.
A Brisa [brisa], que anunciou estar em negociações com a espanhola Abertis para integrar o seu projecto (que é hoje apresentado pelo Governo) de investimento na plataforma logística Lisboa Norte, em Vila Franca de Xira e que representa um investimento de 370 milhões de euros, também desvalorizou 0,5% para 8,04 euros.
A Cimpr [cimp] encerrou a subir 0,97% para os 5,23 euros.
Fora do PSI-20 as acções da Ibersol [ibrs] encerraram estáveis nos 8,00 euros no dia em que a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), supervisora da bolsa espanhola, autorizou a oferta pública de aquisição lançada pela portuguesa Ibersol sobre a Telepizza.