Notícia
BCP regressa ao principal índice europeu 19 meses depois
O Stoxx600 passará a contar com a presença de quatro cotadas portuguesas. O BCP junta-se à Galp Energia, EDP e Jerónimo Martins.
A empresa gestora do índice Stoxx Europe 600 vai adicionar o Banco Comercial Português à carteira a partir do dia 19 de Março.
De acordo com a lista divulgada pela gestora referente a Fevereiro, e que foi agora tornada pública, o BCP surge na posição 491, sendo que o índice que é dos mais seguidos pelos investidores para medir o desempenho das bolsas europeias é composto pelas 600 maiores cotadas da região.
Ao contrário do que fazia no passado, a gestora do índice já não comunica publicamente as alterações que faz à carteira do índice. Segundo fonte do BCP, a companhia informa os constituintes das alterações, tendo referido ao banco liderado por Nuno Amado que a entrada das acções do banco no Stoxx600 será efectivada a partir de 19 de Março.
A entrada do BCP marca o regresso do banco a um índice que integrou durante bastante tempo. Foi em Agosto de 2016 que o BCP foi removido, sendo que nessa altura as acções registavam um desempenho negativo em bolsa.
O aumento de capital realizado no arranque de 2017 elevou a capitalização bolsista do banco e o desempenho dos títulos. A prestação levou o BCP a passar a ser a cotada com maior peso no PSI-20 (em Fevereiro estava próximo dos 20%) e agora a entrar naquele que é o índice de referência na Europa.
Portugal passará assim a ser representado no Stoxx600 por quatro cotadas, pois a Galp Energia, EDP e Jerónimo Martins já integram a carteira.
Segundo a lista agora publicada, a Galp Energia ocupa a posição 252, a EDP 258 e a Jerónimo Martins a 390.
A Nos (posição 776), a EDP Renováveis (835), Sonae (855), Navigator (856), REN (891), CTT (963) e Altri (973) são as restantes cotadas portuguesas que aparecem na lista de Fevereiro e que estão assim mais bem colocadas para integrar o Stoxx600.