Notícia
BCE já colocou Engie e Telefónica no cesto de compras
O Banco Central Europeu já deu início às compras de dívida de empresas. No "cesto" colocou obrigações da francesa Engie e da espanhola Telefónica.
O Banco Central Europeu (BCE) arrancou esta quarta-feira, 8 de Junho, com o programa de compra de dívida de empresas anunciado em Março. E começou pelo sector das ‘utilities’ e das telecomunicações.
Segundo fontes citadas pela Bloomberg, o banco central de França comprou 3 milhões de euros em obrigações da Engie no mercado secundário. Além disso, o BCE também terá adquirido obrigações a dez anos da Telefónica, a maior operadora espanhola de telecomunicações.
Na semana passada, após a conclusão da reunião mensal de política monetária, a autoridade monetária da Zona Euro já havia anunciado que as compras de dívida das empresas teriam início esta quarta-feira.
A medida faz parte do grande pacote de estímulos anunciado pelo presidente do BCE, Mario Draghi, na reunião de Março, para impulsionar a economia e estimular o crescimento dos preços.
Nessa altura, o banco central anunciou não só que passaria a adquirir títulos de empresas, como alargou o valor mensal da compra de activos de 60 para 80 mil milhões de euros.
Este novo programa – que conta para o objectivo mensal de 80 mil milhões de euros - abrange todas as empresas não-financeiras com "rating" de qualidade, que não sejam detidas por bancos. As compras dos títulos serão feitas através de seis bancos centrais - Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Finlândia – que ficam responsáveis por uma área da Zona Euro, sob a coordenação de Frankfurt.