Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco do Japão sobe as taxas de juro pela primeira vez desde 2007

Numa decisão há muito esperada, o Banco do Japão abandonou a sua política agressiva de estímulos monetários e decidiu subir as taxas de juro.

Lusa / EPA
Marta Velho martavelho@negocios.pt 19 de Março de 2024 às 07:43
Chega ao fim a era dos juros negativos. O Banco do Japão - o único banco central que ainda mantinha este princípio - decidiu esta terça-feira fazer alterações à sua política agressiva de estímulos monetários e propôs uma subida das taxas, a primeira no país desde 2007. A decisão já era aguardada há algum tempo.

No final de uma reunião de dois dias, a equipa do governador Kazuo Ueda decidiu subir os juros de -0,1% para um intervalo entre 0% e 0,1%, numa tentativa de trazer a inflação no país para os 2%. Para além disso, a instituição deixou cair o seu programa de compras de ETF bem como o programa de controlo da curva das taxas. Contudo continuará a comprar dívida de longo prazo, quando tal se revelar necessário.

"Ainda há alguma distância para os 2%, se olharmos para a perspetiva da taxa de inflação esperada", indicou Kazuo Ueda em conferência de imprensa, após a decisão. "Considerando a lacuna, conduziremos uma política normal como foi mencionado anteriormente, mantendo a importância de ter um ambiente acomodativo em mente."

Ainda assim, as taxas de juro ainda vão ficar em níveis muito baixos, numa altura em que a economia japonesa demonstra alguma fragilidade. Os analistas esperam, por isso, que o Banco do Japão efetue subidas com suavidade, caso a intenção da instituição seja agora prosseguir neste caminho.

Numa primeira reação, o iene caiu para o nível mais baixo em duas semanas.
Ver comentários
Saber mais Juros Inflação Banco do Japão Kazuo Ueda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio