Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal avança com medidas para cobrir irregularidades da SIBS

O Banco de Portugal vai aplicar medidas de correção a irregularidades por parte da SIBS, para assegurar a independência entre o processamento dos pagamentos e a entidade de pagamento. A SIBS vai ter que cumpri-las até finais de 2024.

Os juros dos depósitos caíram pelo segundo mês consecutivo, tendo atingido       os 0,05% em setembro, segundo dados do Banco de Portugal.
Tiago Sousa Dias
27 de Abril de 2023 às 14:14
  • ...

O Banco de Portugal vai aplicar uma determinação à SIBS para que corrijam irregularidades, assegurando a independência entre o processamento dos pagamentos e a entidade de pagamento, o que traz problemas ao nível dos preços.


O banco central português já tinha emitido uma determinação que foi aceite e vai agora avançar agora com uma nova determinação para que a SIBS corrija problemas ao nível da ineroperabilidade do sistema e dos preços até ao final de 2024, segundo apurou o Negócios.


Isto porque se uma "fintech" entra no mercado português tem de fazer os pagamentos com a SIBS pagando duas vezes. O que vai acontecer é que a dona da rede Multibanco, que ainda se rege por standards proprietários, passará a ficar sujeita à legislação europeia dedicada aos cartões.

As novas medidas vão ter impacto sobretudo ao nível da contratualização dos serviços entre SIBS, comerciantes e os bancos, não tendo impacto praticamente nenhum para os consumidores e para os utilizadores.


Em consequência, as entidades vão ter que fazer alguns desenvolvimentos tecnológicos que permita às empresas aceder a eles para viabilizar o seu negócio.

O Banco de Portugal já tinha aplicado uma determinação no ano passado para que a SIBS corrigisse problemas ao nível de pagamentos ao Estado, de serviços e transferências em caixas automáticas.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal SIBS banca serviços financeiros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio