Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

As buscas nos clubes, os bancos centrais e 3 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Os bancos centrais focam as atenções, esta quinta-feira, numa série de reuniões para preparar a estratégia para o próximo ano. Há ainda dados económicos e investigações judiciais.

16 de Dezembro de 2021 às 07:30
  • 1
  • ...
Buscas penalizam ações do Benfica e Sporting?

Tanto o Benfica como o Sporting foram alvo, esta quarta-feira, de buscas no Estádio de Alvalade. Os leões afirmaram em comunicado que não são, direta ou indiretamente, objeto da investigação, nem sequer "visado na matéria" das diligências. Os investidores irão mostrar, esta quinta-feira na bolsa de Lisboa, se acreditam ou não. No caso do Sporting, a reação fica marcada para as 10h30 já que a cotada negoceia por chamada.

BCE anuncia o futuro pós-PEPP

O dia vai ser repleto de reuniões de bancos centrais, incluindo do Banco de Inglaterra, do Banco Nacional da Suíça ou do Norges Bank. Mas, na zona euro, as atenções vão estar centradas no Banco Central Europeu (BCE). A presidente Christine Lagarde deverá apresentar, a partir das 12h45 (hora de Lisboa), o plano para o período após o fim do programa de compra de dívida pandémica (PEPP, na sigla em inglês), que está marcado para março.

Mercados reagem à decisão da Fed

Numa semana cheia para os bancos centrais, já se começam a conhecer algumas decisões. O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, anunciou esta quarta-feira ao final do dia que vai duplicar o ritmo de retirada dos estímulos e os mercados europeus vão estar hoje a reagir. Além disso, os responsáveis da Fed sinalizaram a possibilidade de aumentarem os juros diretores três vezes no próximo ano, quando os economistas apenas estimavam duas subidas. Em Wall Street, as bolsas inverteram para o vermelho assim que estas notícias foram divulgadas, mas o otimismo com que Powell falou da economia ajudou-as a regressarem aos ganhos. O presidente da Fed disse que a economia dos EUA aguentará bem o impacto da variante ómicron do coronavírus. Além disso, o facto de não ter usado o termo 'transitória' quando falou sobre inflação deixou os investidores satisfeitos, já que viram nas suas palavras um sinal de que o banco central está a levar a sério a subida persistente dos preços.

Conhecido o índice PMI na Europa

O Purchasing Managers Index (PMI), ou índice dos gestores de compras em português, é um importante indicador para perceber as expectativas de gestores e empresas para o mês. Ao longo do dia a Markit vai divulgar dados dos serviços e da indústria relativos a várias economias europeias (incluindo Alemanha e França), mas também da zona euro e dos EUA. Os relatórios vão refletir a produção e atividade das empresas em dezembro.

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

O Departamento Laboral dos EUA divulga esta quinta-feira os números relativos aos pedidos de subsídios de desemprego no país na semana passada. Este indicador tem vindo a recuar ao longo das últimas semanas, permite sentir o pulso ao mercado laboral da maior economia do mundo.

Ver comentários
Saber mais Lisboa Sporting EUA BCE macroeconomia mercado e câmbios bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio