Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: a economia em 2021, os bancos centrais e a Galp

Serão conhecidos dados do crescimento económico e da inflação em Portugal e na zona euro, numa semana marcada por dois importantes encontros de política monetária e pela época de resultados.

  • ...
Segunda-feira PIB português e da zona euro

A semana arranca com um dia cheio em termos de dados económicos. Os vários gabinetes de estatísticas vão divulgar dados do PIB da zona euro, Portugal, Itália, México, Polónia, Sérvia e Índia em 2021. A nível nacional, a estimativa tanto do Governo como do Banco de Portugal é que a economia tenha crescido 4,8%.

Segunda-feira Inflação portuguesa no arranque de 2022

Além do PIB, o INE vai ainda divulgar estimativas rápidas índice de preços no consumidor em janeiro, que irá mostrar o reforço da inflação no arranque do ano, depois de a taxa ter acelerado 2,8% em dezembro. Há também dados da atividade turística e do emprego e desemprego no país, no último mês de 2021.

Terça-feira Dívida pública no final de 2021

A dívida pública baixou em novembro pelo quinto mês consecutivo, para 269,8 mil milhões de euros, e poderá voltar a baixar em dezembro com a desaceleração da emissão de novos títulos no final de 2021. O Banco de Portugal vai atualizar esta terça-feira os dados da dívida pública.

Terça-feira As contas da Alphabet e da Meta

As tecnológicas já arrancaram, na semana passada, com a época de resultados e voltam a estar em foco esta terça-feira. Depois da Tesla ou da Microsoft, é a vez de a Alphabet (dona da Google) e da Meta (antiga Facebook) divulgarem contas relativas aos meses entre outubro e dezembro.

Quarta-feira OPEP+ ajusta estratégia para o petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os parceiros liderados pela Rússia conhecidos como OPEP+ vão encontrar-se novamente para rever a estratégia para o mercado petrolífero. O grupo deverá manter o plano de aumentar a produção em março para acompanhar a retoma da procura por combustíveis com o aliviar da pandemia.

Quarta-feira A operação da Galp e as contas dos bancos

A época de resultados começa a aproximar-se da bolsa de Lisboa. Antes da abertura do mercado, a Galp Energia divulga o seu trading update, em que vai dar a conhecer dados da operação no último trimestre de 2021. No mesmo dia, dois dos maiores bancos a operar em Portugal (o BPI e o Santander Totta) vão publicar resultados.

Quinta-feira BCE e BoE têm encontros de política monetária 

Tanto o Banco Central Europeu (BCE) como o Banco de Inglaterra (BoE) têm as primeiras reuniões de política monetária de 2022 marcadas para esta quinta-feira. Em posições diferentes (o britânico subiu juros logo no ano passado e o europeu não tenciona fazê-lo pelo menos até 2023), os dois pares irão mostrar se estão preocupados com a inflação.

Sexta-feira Comércio e indústria europeus

Ao nível das estatísticas económicas, serão divulgados pelo Eurostat dados dos preços da produção industrial e das importações pela zona euro e União Europeia. São também conhecidos dados do comércio a retalho em dezembro.

Sexta-feira As contas das grandes farmacêuticas

A fechar a semana há uma série de apresentações de resultados por grandes farmacêuticas internacionais, relativas a 2021, um ano ainda fortemente marcado pela pandemia. É o caso das norte-americanas Regeneron Pharmaceuticals e Bristol-Meyers Squibb, bem como da francesa Sanofi. Em França, serão também conhecidos os resultados da Vinci.

Rating Países na mira das agências

Há 18 avaliações de rating soberano marcadas para esta sexta-feira à noite que poderão mexer com os mercados europeus. A Geórgia, o Cazaquistão, a Noruega e a Ucrânia vão ser avaliadas pela Fitch, Angola, a Bósnia, o Gana, a Letónia, o Luxemburgo, o Ruanda, a Suécia, mas também o EFSF e o ESM pela Standard & Poor's, enquanto a Moody's irá avaliar Rússia, República Checa e Gana. Já agência canadiana DBRS vai emitir pareceres sobre as dívidas do Luxemburgo e Suécia.

Saber mais Rússia Portugal Galp Energia Banco de Portugal Alphabet Meta Suécia OPEP+
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio