Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Juros de Itália aliviam e bolsas sobem apesar de semana turbulenta

As bolsas europeias recuperam e o euro voltou a perder terreno, com a Itália no centro das preocupações dos investidores.

Bolsas europeias recuperam de três semanas em queda

Bolsas europeias recuperam de três semanas em queda

Apesar da pressão relacionada com o orçamento italiano, o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi e as perspectivas de novas subidas de juros por parte da Reserva Federal, as bolsas registaram uma semana de ganhos, ainda que ligeiros. Nas praças europeias foi mesmo a primeira semana positiva após três sempre a perder valor. Os resultados que as empresas estão a apresentar, referentes ao terceiro trimestre, têm sido globalmente positivos, o que contribuiu para a tendência de alta das acções.

PSI-20 em alta após duas semanas a cair

PSI-20 em alta após duas semanas a cair

Mesmo com a queda sentida na última sessão, a bolsa nacional registou um saldo semanal positivo, contrariando a tendência das duas últimas semanas em que o PSI-20 tinha registado desvalorizações significativas. A praça lisboeta valorizou 0,38% esta semana.   

Nos e EDP lideram ganhos em Lisboa

Nos e EDP lideram ganhos em Lisboa

A Nos foi a cotada do PSI-20 que mais valorizou esta semana, com a EDP a surgir em segundo lugar. A operadora subiu mais de 4%, reagindo a recomendações positivas de analistas, enquanto a eléctrica reagiu à entrada do fundo Paul Elliott Singer, conhecido como "abutre da Argentina", no seu capital. Pharol, Corticeira Amorim e Altri desceram mais de 4% e a Sonae continua na senda negativa em bolsa.  

Pearson destaca-se nos ganhos na Europa

Pearson destaca-se nos ganhos na Europa

Foram várias as cotadas do Stoxx600 a marcar ganhos de dois dígitos esta semana. A britânica Pearson foi uma das que se destacou, com a valorização a ser suportada pelo anúncio dos resultados no terceiro trimestre e a indicação de que a empresa do sector da educação está no bom caminho para regressar aos lucros. Do lado das quedas destacou-se a também britânica ConvaTec, depois da fabricante de produtos médicos ter cortado as estimativas de resultados e o seu CEO ter anunciado que pretende reformar-se.

Omnicom dispara mais de 10% e supera WPP

Omnicom dispara mais de 10% e supera WPP

A Omnicom esteve em destaque esta semana, em Wall Street. As acções dispararam mais de 10% depois de a firma ter apresentado resultados, sendo que esta valorização levou a Omnicom ao pódio das cotadas mundiais mais valiosas do sector do marketing e publicidade, um lugar que foi ocupado pela britânica WPP ao longo da última década. A maior queda entre as cotadas do S&P500 foi registada pela Textron, depois desta empresa ter apresentado resultados abaixo do esperado.

Euro perde terreno face ao dólar

Euro perde terreno face ao dólar

 

Apesar da recuperação sentida na última sessão, a moeda europeia voltou a registar uma semana de perdas face ao dólar. A situação em Itália pressionou a moeda europeia e a perspectiva de mais subidas de juros por parte da Reserva Federal impulsionou a divisa norte-americana.

 

Petróleo recua pela segunda semana

Petróleo recua pela segunda semana

O máximo de quatro anos nas cotações do petróleo está cada vez mais distante. A matéria-prima desceu pela segunda semana e, na bolsa de Londres, esteve grande parte das sessões a transaccionar abaixo dos 80 dólares por barril. Os stocks de crude nos Estados Unidos estão a aumentar há quatro semanas, o que indicia uma redução da procura.

 

Juros de Itália aliviam em semana turbulenta

Juros de Itália aliviam em semana turbulenta

Itália voltou a estar no centro das atenções nos mercados esta semana devido ao orçamento que Roma entregou em Bruxelas. Os juros da dívida reflectiram esta turbulência e dispararam em várias sessões, sobretudo quando Bruxelas publicou a carta que enviou ao Governo italiano, onde avisava para um "desvio orçamental sem precedentes" na história da Zona Euro. Mas o clima de confrontação aliviou esta sexta-feira, depois de Moscovici ter adoptado um discurso mais conciliatório com Roma, o que agradou aos investidores.

20 de Outubro de 2018 às 09:30
  • 2
  • ...

Itália voltou a estar no centro das atenções nos mercados esta semana devido ao orçamento que Roma entregou em Bruxelas. Os juros da dívida reflectiram esta turbulência e dispararam em várias sessões, mas o saldo da semana foi positivo, permitindo o primeiro alívio em quatro semanas. A recuperação não se fez sentir na moeda europeia, que voltou a ceder terreno para o dólar.

 

Nos mercados accionistas as variações também foram positivas, com os bons resultados apresentados por diversas cotadas a contrariarem o efeito negativo da crise em Itália, perspectiva de mais subidas de juros nos EUA e o desaparecimento de Jamal Khashoggi.   

 

Percorra os gráficos em cima para ver as variações dos activos em oito mercados.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio