Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A reação dos investidores ao surpreendente corte do "rating" de França pela Moody's vai ser um dos temas a dominar os mercados hoje. Por cá, as ações da Corticeira Amorim entram em ex-dividendo.

16 de Dezembro de 2024 às 07:30
  • ...
Reação ao corte de rating de França

De forma surpreendente, a Moody's cortou o rating de França de Aa2 para Aa3, colocando a dívida francesa apenas três degraus acima da dívida soberana portuguesa. A instabilidade política em França foi o "gatilho" para esta ação de uma das principais agências de notação financeira. 

Ações da Corticeira Amorim em ex-dividendo

As ações da Corticeira Amorim negoceiam esta segunda-feira sem direito ao dividendo bruto de nove cêntimos por título a ser distribuído a partir de 18 de dezembro. A empresa liderada por António Rios de Amorim registou lucros de 47,8 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma quebra homóloga de 28,6%.

Lagarde e De Guindos discursam

Após o Banco Central Europeu (BCE) ter cortado na passada quinta-feira as taxas de juro pela quarta vez este ano, os investidores tentarão descortinar pistas sobre as futuras decisões nos discursos de Christine Lagarde, presidente do BCE, na Lituânia, e de Luis De Guindos, vice-presidente da instituição, em Madrid.

O bem estar dos portugueses

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de bem estar (IBE) dos portugueses relativo a 2023. Em 2022, o indicador regressou a patamares superiores aos de 2019, o último ano antes da pandemia da covid-19. Ainda assim, a avaliação do nível de vida continua a ser modesto, com o valor do IBE a situar-se nos 46,9 pontos - numa escala de 0 a 100 - em 2022. O índice tem vindo a subir de forma maioritariamente constante desde 2012, com exceção dos anos da crise pandémica.

Regulador anuncia tarifas da eletricidade a vigorarem em 2025

A Entidade Regulador dos Serviços Energéticos (ERSE) anuncia hoje a decisão final sobre as tarifas de eletricidade para 2025.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio