Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Por cá, o Banco de Portugal vai publicar um novo boletim económico, no qual atualiza as projeções macroeconómicas para a economia nacional. Os investidores vão ainda reagir às medidas de estímulo anunciadas por Pequim.

08 de Outubro de 2024 às 07:30
  • ...
Banco de Portugal atualiza projeções económicas

O Banco de Portugal vai publicar um novo boletim económico, no qual atualiza as projeções macroeconómicas para a economia portuguesa. Em junho, o banco central liderado por Mário Centeno previa que Portugal crescesse acima da média da Zona Euro até 2026. Para este ano, projeta que o crescimento do PIB seja de 2% e no próximo ano de 2,3%.

Custo para construir casas novas

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,6% em julho, em termos homólogos. Apesar de os preços dos materiais terem caído 0,5%, a mão-de-obra aumentou 9,1%, mais 0,9 pontos percentuais do que em junho. O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar dados de agosto.

Reação a medidas de estímulo na China

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma realiza durante a madrugada um "briefing" cujo tópico único é o de "implementar um pacote de políticas incrementais para promover de forma sólida o crescimento económico, a otimização estrutural e a dinâmica sustentada de desenvolvimento". Antes de um conjunto de feriados da Semana Dourada os responsáveis chineses anunciaram um conjunto de medidas de estímulo que geraram fortes subidas nas bolsas. 

Membros do BCE discursam

Isabel Schnabel, membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), e Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, participam em dois painéis distintos da conferência jurídica do BCE e discursam sobre a incorporação de considerações ambientais na supervisão dos riscos prudenciais e soberania monetária, respetivamente.

API revela inventários de crude dos EUA

Esta terça-feira a associação comercial norte-americana American Petroleum Institute (API) vai revelar os dados dos stocks de crude no país na semana passada. No dia seguinte será a vez de serem conhecidos os números oficiais da Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original), que divulga os níveis dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina. A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que influencia os preços da matéria-prima.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio