Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira teremos os dados da dívida pública de março e os investidores poderão reagir ao anúncio de que a KKR garantiu o controlo da Greenvolt. Na Arábia Saudita já se está a aceitar ordens de compra de mais 1,535 mil milhões de ações da Aramco.

03 de Junho de 2024 às 07:30
  • 1
  • ...
Dívida pública nacional em março centra atenções

A dívida pública cedeu em fevereiro, depois de em janeiro ter avançado. Os investidores vão estar atentos aos dados de março, que serão divulgados esta segunda-feira, para perceberem qual é a tendência futura. Em fevereiro, atingiu então 268,5 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, menos 2,2 mil milhões do que em janeiro.

KKR lança OPA obrigatória sobre capital que não detém na Greenvolt

A operação de aquisição de ações da Greenvolt pelo fundo norte-americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR), com o objetivo de conseguir uma posição maioritária na empresa de energias renováveis, foi bem sucedida. Segundo o comunicado divulgado na sexta-feira junto da CMVM, a KKR conseguiu assegurar 78,9% da empresa de energias renováveis: 60,86% através da compra que já tinha definido com os sete principais acionistas da Greenvolt e mais 18,04% adquiridos pelo banco italiano Mediobanca – mandatado para comprar no mercado até 19,9% das ações da empresa liderada por João Manso Neto, a um preço unitário máximo de 8,30 euros, no âmbito de um acordo de "swaps". A operação teria de estar concluída a 31 de maio e a a OPA voluntária passa, agora, a ser obrigatória, para a KKR poder adquirir o restante capital.

Arábia Saudita já está a aceitar ordens de compra de mais ações da Aramco

A Arábia Saudita anunciou na semana passada que iria voltar a vender ações da gigante petrolífera Aramco e a operação de receção de ordens teve início neste domingo, 2 de junho. Vão ser colocadas no mercado 1,545 mil milhões de ações da empresa, representando 0,64% do capital, prevendo-se um encaixe de 13,1 mil milhões de dólares (12,08 mil milhões de euros). Isto quatro anos e meio depois da entrada da Aramco em bolsa. Os bancos mandatados pelo reino saudita já começaram ontem a receber ordens de compra e a operação decorre até à próxima quinta-feira, dia 6 – sendo o preço das ações fixado no dia seguinte. Espera-se que estas novas ações comecem a negociar na bolsa de Riade no domingo que vem, 9 de junho.

OPEP+ prolonga acordo de corte da oferta até final de 2025

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (o chamado grupo OPEP+) decidiram no domingo, 2 de junho, prolongar até 31 de dezembro de 2025 os cortes voluntários na produção de petróleo, acordados desde o final de 2022. O objetivo desta medida, explicou a OPEP+, é "alcançar e manter um mercado petrolífero estável", bem como "fornecer orientação e transparência a longo prazo para o mercado".

O comércio de bicicletas em 2023 na União Europeia

O gabinete europeu de estatística – Eurostat – divulga os dados sobre comércio de bicicletas em 2023 na União Europeia. Neste segunda-feira, recorde-se, assinala-se o Dia Mundial da Bicicleta, instituído pela ONU e celebrado nesta data desde 2018.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio