Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A EDP reporta hoje os seus resultados de 2023. Ainda por cá, é conhecida a infllação e o PIB em Portugal. No resto da Europa é também divulgada a subida dos preços na Alemanha, em Espanha e em França.

29 de Fevereiro de 2024 às 07:30
  • ...
Inflação e PIB em Portugal

O dia vai ser preenchido ao nível de dados económicos em Portugal. É publicada a estimativa rápida da inflação em Portugal em fevereiro, sendo que, em janeiro, o índice de preços no consumidor teve um crescimento de 2,3%. Além disso, há dados do produto interno bruto (PIB). É a terceira leitura em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) poderá confirmar que a economia portuguesa cresceu 2,3% em 2023.

EDP apresenta contas

Depois da EDP Renováveis na quarta-feira, hoje será a EDP a reportar os seus resultados de 2023. Lá fora, a "earnings season" entra na sua fase final, com demonstrações de resultados de empresas como a Cellnex, Dell, HP, KLM e LSE.

Inflação na Alemanha, Espanha e França

Pela Europa, é conhecida a estimativa rápida da inflação na Alemanha, em Espanha e em Franca, referente a fevereiro. O instituto de estatística alemão divulga também a taxa de desemprego de fevereiro, ao passo que o gabinete francês dá a conhecer o PIB final do quarto trimestre.

Indicador favorito da Fed no radar

São conhecidos os números da inflação, na ótica da despesa dos consumidores em janeiro, através do índice de preços com gastos no consumo pessoal, ou PCE, considerado pelos analistas como o indicador favorito da Reserva Federal (Fed) norte-americana, relativamente à evolução dos preços.

Dados do mercado de trabalho e do turismo

O INE dá ainda conta dos números do emprego e do desemprego em Portugal no mês de janeiro. A taxa de desemprego aumentou para 6,5% no conjunto do ano passado e manteve-se estável em 6,6% em dezembro. No mesmo dia o gabinete de estatísticas nacional divulga uma estimativa rápida dos indicadores da atividade turística em janeiro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio