Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira vai estar recheada de dados macroeconómicos da Zona Euro, com destaque para a inflação e PMI. Já ao nível nacional, o mercado vai estar atento às projeções do Banco de Portugal para 2022 e a médio prazo.

16 de Dezembro de 2022 às 07:30
  • 1
  • ...
Pico da inflação mais perto na Zona Euro?

O Eurostat divulga os dados finais do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) na Zona Euro em novembro. A estimativa rápida apontava para uma desaceleração para 10%, dando força à perspetiva de que o pico poderá estar próximo.

INE divulga dados aéreos de outubro em Portugal

O mercado, esta sexta-feira, vai estar atento à divulgação das estatísticas rápidas sobre o transporte aéreo no mês de outubro do INE, num período em que o fluxo de passageiros em transporte aéreos ainda está em recuperação. No mês de Setembro, o movimento de passageiros diminuiu 1%, o que corresponde à menor diferença face aos níveis pré-pandemia, avançou o INE.

PMI da Zona Euro em destaque

Na Zona Euro teremos a estimativa rápida dos índices dos gestores de compras (PMI) da S&P Global Manufacturing, relativos a dezembro. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para a indústria e os serviços. Os detalhes dos dados do mês passado sugeriram que a Zona Euro pode já ter superado o pior da atividade, com a taxa de decréscimo das novas encomendas e os problemas nas cadeias de fornecimento a aliviarem, segundo a Dow Jones. 

Balança comercial mensal da Zona Euro em foco  

Os investidores vão estar atentos a qualquer sinal de abrandamento do défice comercial nos dados sobre a balança comercial de outubro, divulgados pelo Eurostat. O défice da balança comercial na região atingiu os 34,4 mil milhões de euros no mês em setembro, comparado com um excedente de 6,7 mil milhões de euros em setembro de 2021. 

Banco de Portugal publica projeções económicas de dezembro 

O mercado vai estar a olhar para o boletim económico revelado pelo Banco de Portugal com as projeções económicas para o ano corrente e os três anos seguintes. No último boletim, publicado em outubro, o banco central português reviu tanto o crescimento como a inflação de 2022 em alta. O banco prevê que o PIB suba 6,7%, cinco décimas acima da previsão de junho e a inflação em 7,8% em vez dos 5,9% que previam em junho.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio