Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira as atenções estarão viradas para a reunião do banco central britânico, esperando-se que seja anunciado um reforço do programa de compra de ativos.
O Banco de Inglaterra realiza a sua reunião de política monetária, com os economistas a anteciparem que a entidade liderada por Andrew Bailey aumente o seu programa de compra de ativos.
Além do Banco de Inglaterra, também da Suíça anuncia a sua decisão relativa às taxas de juro no país.
BCE divulga previsões para a economia
O Banco Central Europeu (BCE) apresenta esta quinta-feira o seu boletim económico.
O documento da instituição liderada por Christine Lagarde deverá incluir novas estimativas para a região.
Azvalor reduz na Sonae Capital
A gestora de ativos espanhola Azvalor Asset Management reduziu para menos de 2% a sua posição na Sonae Capital, deixando assim de ter uma participação qualificada na empresa.
A operação foi realizada a 20 de janeiro passado, mas a comunicação da mesma foi feita esta quarta-feira, 17 de junho, à empresa controlada pela família Azevedo.
Imposto sobre as tecnológicas reforça tensões entre EUA e Europa
O responsável norte-americano pelas negociações comerciais, Robert Lighthizer, assinalou ontem a discórdia entre a Casa Branca e Bruxelas em torno de um imposto sobre as tecnológicas, ao mesmo tempo que aproveitou para acenar com a possibilidade de os Estados Unidos imporem novas tarifas como forma de pressão sobre o Velho Continente.
Paris, Madrid, Londres e Roma estão entre as capitais que têm defendido um novo imposto sobre a Apple, Facebook, Google e outras gigantes tecnológicas, argumentando que estas empresas beneficiam enormemente do mercado europeu e apenas dão contributos mínimos para os cofres desses países.
Os EUA vieram agora dizer que não há condições para prosseguir as atuais conversações, mas querem retomar a discussão em finais deste ano. Segundo o Financial Times, alguns diplomatas europeus enviarão em breve uma resposta conjunta a Washington.
Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA em foco
São conhecidos hoje os números dos novos pedidos de subsídio de desemprego na última semana, nos EUA.
As estimativas da Bloomberg apontam para 1,3 milhões de novos pedidos para aceder a este apoio – uma redução face aos 1,5 milhões registados na semana precedente.