Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira os olhos estarão virados para a Comissão Europeia, que vai adotar e apresentar as suas propostas do Fundo de Recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19.
A Comissão Europeia vai adotar e apresentar, esta quarta-feira, as suas propostas do orçamento plurianual da União Europeia para 2021-2027 e do fundo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19.
As propostas vão ser apresentadas mais de um mês depois de os chefes de Estado e de Governo da União Europeia terem solicitado ao executivo comunitário a sua formulação com carácter de urgência.
Juros de Portugal fazem aproximação a Espanha
O prémio exigido pelos investidores para comprar dívida portuguesa está no nível mais baixo desde março, com a taxa a 10 anos a negociar abaixo de 0,7% e a aproximar-se dos níveis a que negoceia o juro de Espanha.
Os analistas acreditam que os juros de Portugal podem continuar a corrigir, regressando a valores anteriores ao pico da pandemia.
Wall Street de vento em popa
As bolsas do outro lado do Atlântico encerraram ontem em alta, numa sessão em que o S&P 500 chegou a voltar ao patamar dos 3.000 pontos e em que o Dow chegou a escalar 700 pontos, devido à grande esperança depositada nos testes para uma nova vacina de combate à covid 19 e também à reabertura da atividade económica no país.
Ontem foi dia de regresso ao "floor" da bolsa de Nova Iorque, com o governador nova-iorquino, Andrew Cuomo, a tocar o sino de abertura da sessão e com os investidores a reagirem em euforia. Embora a bolsa de Nova Iorque seja um local grandemente simbólico – já que as ações negoceiam digitalmente –, a reabertura depois de um hiato sem precedentes, que durou dois meses, é sinal de que algumas coisas estão a regressar ao normal, o que animou o sentimento dos investidores.
INE divulga preços das propriedades comerciais
O Instituto Nacional de Estatística divulga hoje o índice de preços das propriedades comerciais em 2019.
Ainda na Europa, teremos os dados da confiança dos empresários e dos consumidores em França, relativos a maio. Dos EUA virá a divulgação do Livro Bege.
Inventários de crude nos EUA centram atenções
A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.
A evolução das reservas norte-americanas é seguida sempre com muita atenção e é um dado que mexe com os preços da matéria-prima.