Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira os olhos estão voltados para a cimeira europeia, com os líderes europeus a reunirem-se para definir o plano com que a UE vai responder ao choque económico, se bem que a decisão não deva chegar antes de junho. A cimeira servirá ainda para aprovar um pacote de meio bilião acordado a ferros no Eurogrupo. Destaque ainda para os dados dos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA.

23 de Abril de 2020 às 07:30
  • ...
Cimeira europeia debate resposta à pandemia

Os líderes da União Europeia realizam uma videoconferência para discutir a resposta conjunta à crise da covid-19.

 

Na lista de questões a debater deverá estar um super orçamento europeu para combater a crise e a possibilidade de se emitir dívida conjunta, uma medida pedida por alguns países, mas que tem sido recusada de forma veemente por outros, como a Holanda ou a Alemanha.

 

BCE aceita "junk bonds" como garantia de empréstimos

O Banco Central Europeu anunciou que vai "patrocinar até setembro de 2021 a elegibilidade de ativos negociáveis usados como garantia nas operações de crédito do Eurosistema que não cumpram os atuais requisitos mínimos de qualidade", avançou a Bloomberg citando o comunicado da instituição – que esteve reunida ontem ao final do dia em videoconferência.

 

Ou seja, o BCE vai passar a aceitar "junk bonds" – obrigações com rating de categoria de investimento especulativo – como colateral (garantia). O banco central diz que estas medidas se destinam a mitigar o impacto de possíveis cortes de rating das garantias disponíveis.

 

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA em foco

Os intervenientes do mercado vão estar de olhos postos nos dados relativos aos novos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA, na semana passada, esperando-se um novo aumento. Nas quatro semanas precedentes, mais de 22 milhões de americanos recorreram a apoios do Estado devido a uma situação de desemprego agravada pela pandemia.

 

O setor do petróleo emprega cerca de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos e a derrocada dos preços da matéria-prima – agravada na segunda-feira com a entrada do crude norte-americano WTI em território negativo – deverá pesar fortemente no mercado de trabalho.

 

PMI na Zona Euro também centram atenções

Na Zona Euro teremos hoje a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a abril. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços e para a indústria. Teremos também os mesmos indicadores para a Alemanha, França e Reino Unido.

 

Ainda na Europa, serão também anunciados os dados do indicador de clima económico em França no mês de abril.

 

Prossegue reporte de contas trimestrais

A apresentação das contas das empresas no primeiro trimestre prossegue a bom ritmo um pouco por todo o mundo.

 

Hoje serão conhecidos os desempenhos de empresas como a Intel, Blackstone, Volvo, Bankinter e Dassault Systems.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio