Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira a Organização dos Países Exportadores de Petróleo reúne-se em Viena para determinar um novo corte da produção. No dia seguinte, em reunião da OPEP+, será oficializado o volume adicional a retirar do mercado.

05 de Março de 2020 às 07:30
  • 1
  • ...
OPEP decide mais cortes na produção

Os ministros dos países que compõem a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vão reunir-se hoje em Viena para decidirem oficialmente se avançam para novo corte na produção de petróleo.

 

Face à queda no consumo, agravada pelo coronavírus, as reuniões técnicas já tinham avançado a possibilidade de se definir um corte adicional de produção. E é isso que será decidido na reunião de hoje e depois no dia seguinte no encontro com os aliados do cartel que compõem o grupo conhecido como OPEP+.

 

EDP Renováveis ultrapassa Galp no valor em bolsa

A EDP Renováveis já é a segunda empresa mais valiosa da bolsa nacional, depois de a sua capitalização ter superado, pela primeira vez, a da Galp Energia que, historicamente, tem disputado o primeiro lugar da lista com a casa-mãe da Renováveis. Agora, 872 milhões de euros separam a petrolífera da empresa de energias limpas, que viu o seu valor de mercado disparar para 11.445 milhões de euros na quarta-feira, acima dos 10.573 milhões de euros da Galp Energia, que cai assim para o terceiro lugar do "ranking".

Uma nota otimista do Goldman Sachs motivou os fortes ganhos do grupo EDP, levando assim a Renováveis a alargar a distância para a Galp.

 

Bolsas recuperam com expectativa de estímulos

As bolsas europeias e norte-americanas continuam a recuperar das fortes perdas da semana passada – a maior queda semanal desde 2008 – provocadas pelo receio dos investidores face ao impacto económico do coronavírus. Os mercados confiam que haverá estímulos orçamentais e monetários, se for necessário, uma vez que os Governos e os bancos centrais se apressaram a dizer que estão preparados para agir. 

 

As bolsas do outro lado do Atlântico também ganharam fôlego com a aprovação de um pacote orçamental de emergência, no valor de quase 8 mil milhões de dólares, destinado a conter a propagação do novo coronavírus oriundo da China.

 

Política monetária britânica em foco

O economista-chefe do Banco de Inglaterra (BoE), Andy Haldane, discursa num evento em Paris. Já o governador do banco central britânico, Mark Carney, é orador num outro evento que tem lugar na University College London.

 

Depois de a Reserva Federal norte-americana ter decidido na terça-feira um corte surpresa dos juros diretores, para estimular a economia e tentar conter o impacto do coronavírus, ontem foi a vez de o Banco do Canadá seguir a mesma via.

 

Novos indicadores económicos centram atenções

Esta quinta-feira, nos Estados Unidos, são divulgados os dados sobre os pedidos de subsídio de desemprego na semana passada, bem como os números das encomendas à indústria.

 

Por outro lado, o Eurostat divulga o PIB per capita da União Europeia, por regiões, relativo a 2018. Ainda na Europa, a Alemanha apresenta os números do PMI (índice dos gestores de compras) na construção em fevereiro.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio